Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

É possível saber se alguém é maior e mais forte através do rugido

As conclusões são de um grupo de investigadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido.

É possível saber se alguém é maior e mais forte através do rugido
Notícias ao Minuto

11:00 - 16/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Evolução humana

Desde cães a leões, muitos animais usam o rugido de modo a afirmarem a sua autoridade. E agora, um novo estudo revela que os seres humanos também podem aprender muito uns sobre os outros se escutarem a forma como rosnam.

O grupo de investigadores britânicos, apurou que sim é possível saber se alguém é maior e mais forte que nós através da intensidade do seu rugido.

Durante aquela pesquisa, os investigadores gravaram 30 homens e 30 mulheres, que tinham sido instruídos para se imaginarem numa batalha, a proferir a frase “Já chega, vou-te apanhar!”, seguido por um rugido.

A equipa mediu ainda a estatura dos indivíduos, a circunferência dos bíceps e a força do aperto de mão.

Um outro grupo à parte também teve a sua altura medida, assim como a circunferência dos bíceps e a força do aperto de mão, antes de serem instruídos para ouvirem as gravações dos outros voluntários.

Seguidamente, foi pedido a este segundo grupo que avaliasse se a pessoa por trás da voz em cada gravação, era mais alta, mais baixa, forte ou fraca do que eles próprios.

No geral, os resultados revelaram, que tanto os homens como as mulheres eram de facto bastante perspicazes a identificarem apenas pela voz e pelo rugido, se aqueles indivíduos eram significativamente mais fortes, fracos, altos ou baixos do que eles.

Os investigadores, liderados por Jordan Raine, disseram: “Estes resultados indicam que, assim como outros mamíferos, a estrutura acústica dos sinais vocais humanos mais agressivos (em particular rugidos) podem ter sido evolutivamente selecionados de forma a comunicar informação funcional para quem escuta relevante à lei de sobrevivência”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório