Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

É verdade que a excitação sexual aumenta com a chegada do tempo quente?

Sim, vários estudos científicos indicam que o interesse por sexo aumenta com a chegada do verão.

É verdade que a excitação sexual aumenta com a chegada do tempo quente?

Diversas pesquisas já revelaram que durante os meses quentes de verão se regista um aumento nas pesquisas na Internet, através do motor de busca Google, de sites pornográficos ou que oferecem serviços de acompanhantes.

E os especialistas acreditam saber quais são os motivos que propiciam este súbito interesse intensificado em sexo.

Por um lado, o verão significa férias para muitos e os dias de sol que acompanham este período condicionam-nos a relaxar e a por de lado as responsabilidades, dando asas a desejos mais hedonistas.

Por sua vez, esse relaxe e descontração intensificam o desejo sexual. Mais ainda, há aumento da estimulação sexual visual: quando está calor veste-se menos roupa e há mais pele à mostra.

Por outro lado, e para além desses motivos ambientais, existem razões fisiológicas que justificam o aumento do desejo.

“O sol forte do verão promove uma libertação extra de serotonina e de dopamina”, explica o psicólogo Cliff Arnall à publicação Metro UK. “Os dois neuroquímicos mais energizantes presentes no cérebro humano e que promovem as sensações de prazer e de bem estar. Ora, um apetite sexual saudável depende da presença de níveis ótimos destes químicos no organismo”, acrescenta o especialista.

Arnall refere também que a produção extra no organismo de vitamina D, provocada por uma maior e mais frequente exposição ao sol propicia ainda a produção de estrogéneo e de testosterona, aumentando desta forma a libido.

Apanhar sol provoca igualmente a queda dos níveis de melatonina – hormona que em excesso pode bloquear o bom funcionamento das hormonas sexuais.

Apesar de Arnall considerar que o aumento da libido é algo positivo, quer seja ao nível do subconsciente ou hormonal, o psicólogo alerta ainda assim que o calor extremo pode provocar náuseas ou quebras de tensão, e recomenda que viva esses momentos de maior intimidade em espaços frescos e se mantenha bem hidratado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório