Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Há uma cerveja específica para quem sofre de cancro da mama

A quimioterapia pode ter efeitos secundários devastadores, incluindo perda de cabelo, náuseas, fatiga, e provocar também falta de apetite e uma total alteração no paladar.

Há uma cerveja específica para quem sofre de cancro da mama
Notícias ao Minuto

14:00 - 11/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Inovação

Tal significa que a comida em tempos adorada, passa por vezes a ter um sabor totalmente diferente – nomeadamente amargo ou insípido –, o que pode ser uma desilusão sobretudo para os amantes da gastronomia.

Mais ainda, o consumo de álcool não é geralmente recomendado para os pacientes com cancro.

Porém, na Republica Checa, país onde a cerveja é a bebida nacional de eleição, uma mulher teve uma ideia única e inovadora.

Jana Drexlerova criou o grupo de advocacia para o cancro da mama, Mama Help, com base em Praga. Drexlerova, partilhou com a publicação Metro UK, a sua história pessoal de combate ao cancro. Como em 2011 foi diagnosticada, e tudo lhe sabia “a areia”. E também como quando finalmente recuperou o apetite, apenas conseguia comer sopa de tomate, e mesmo assim a pouco lhe sabia.

Com isto em mente, Drexlerova decidiu criar uma cerveja sem álcool própria para os doentes vítimas desta patologia. A bebida original – Mamma Beer – é fortificada com potássio e vitamina B – nutrientes que muitos dos pacientes acabam por não ingerir devido à ingestão limitada de alimentos.

“Queria que a cerveja contribuísse para melhorar a nutrição dos indivíduos e a sua saúde e bem estar geral, durante os tratamentos extremamente invasivos aos quais são submetidos”, disse.

“Desejava ainda devolver à vida destas pessoas algum tipo de normalidade”, acrescentou a sobrevivente e empresária.

A Mamma Beer é produzida em Zatec, uma destilaria localizada a 65 quilómetros a norte de Praga, lá é adicionada à mistura sumo de maçã de forma a combater o gosto metálico do qual muitas vezes os pacientes de quimioterapia se queixam.

Diz-se que a nova cerveja se destaca pelo seu sabor doce e frutado, com um ‘toque ácido’, e está a meio caminho entre uma cidra e uma dita cerveja.

A Mamma Beer já é exportada para alguns países europeus e para os Estados Unidos, apesar de infelizmente ainda não estar à venda em Portugal. Porém, pode manter-se a par das novidades a partir do site Mamma Help

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório