Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Por que razão o cheiro a cloro nas piscinas é mau sinal…

Não, não é sinal de limpeza.

Por que razão o cheiro a cloro nas piscinas é mau sinal…
Notícias ao Minuto

10:00 - 09/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Alerta

O cheiro a cloro é um dos aromas mais reconhecíveis, e para a maioria é um bom indicador da limpeza de uma piscina.

Porém, e ao que parece, um cheiro forte a cloro não indica de facto a presença de níveis altos de cloro na água. Confuso?Pois é…

De acordo com Fundação Nacional Britânica de Piscinas, indica aliás a presença de mais sujidade na piscina em questão. Já que, segundo aquela organização, as águas que estão devidamente tratadas não apresentam de todo um cheiro forte a químicos.

Ao invés, quando o cloro existente na água, é combinado com urina, fezes, suor e sujidade proveniente dos corpos dos nadadores, essa mistura produz a substância química cloramina.

São as cloraminas e não o cloro que emanam aquele aroma tão familiar que para muitos é o cheiro a cloro, e que provoca por exemplo irritações oculares , causando ardor e vermelhidão nos olhos.

“É compreensível que a maioria dos indivíduos associe o cheiro intenso a químicos presentes numa piscina a limpeza e à presença adequada de cloro, mas a verdade é deveras o contrário”, explicou Chris Wiant, porta-voz do departamento norte-americano de Saúde Pública e de Qualidade da Água.

“Tome um duche antes de ir nadar e se tiver filhos leve-os frequentemente à casa-de-banho, só assim é que vai evitar a formação e propagação de cloraminas enquanto nada”, alertou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório