Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Termas de S. Pedro do Sul: Onde saúde e bem-estar caminham de mãos dadas

Na estância termal de S. Pedro do Sul pode encontrar a perfeita harmonia entre a cura termal e bem-estar.

Notícias ao Minuto

23:03 - 15/07/18 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Estância

Têm mais de dois mil anos de história e são as maiores termas a nível nacional. Estão também entre as maiores e melhores da Europa. Falamos das Termas de São Pedro do Sul.

Chegámos à região num dia soalheiro e de intenso calor – características que exaltam a beleza da natureza circundante. Uma pequena cidade pitoresca, onde o verde da paisagem é sublimado pelo deslumbre das águas calmas do rio Vouga.

E é neste ambiente que encontrámos o ex-libris da cidade: as Termas de São Pedro do Sul. Apesar de na sua fachada permanecerem traços da sua génese identitária, no interior as instalações respondem a elevados padrões de conforto e bem-estar, com um toque de contemporaneidade.

Aberta durante todo o ano, esta estância termal, cuja água tem propriedades únicas, dispõe de dois balneários, nomeadamente o clássico Balneário Rainha D. Amélia e o amplo Balneário D. Afonso Henriques.

Enquanto que o Balneário D. Afonso Henriques se destina à fisioterapia e ao termalismo de saúde – estando especialmente indicado para tratamento de doenças do foro respiratório, reumático e músculo-esquelético -, o Rainha D. Amélia, para além dos tratamentos clássicos, disponibiliza programas de bem-estar.

Se para as suas férias procura um local para relaxar e desfrutar de uma experiência termal, as Termas de São Pedro do Sul podem ser a escolha ideal, já que disponibilizam o AQVA Spa. E pode optar por serviços individuais ou combinados em programas de duração até três dias.

Consegue imaginar-se a usufruir de um banho de hidromassagem ou de uma massagem com pedras quentes? Se preferir, pode ainda optar por esfoliações ou duches como o de jato – uma sensação de ‘descompressão muscular’ como nunca experimentou.

Saliente-se ainda que há já uma linha de produtos cosméticos que na sua composição contam com a água termal de S. Pedro do Sul. Recorde aqui a reportagem sobre o tema. 

O que fazer?

A região de São Pedro do Sul está envolvida por um cenário de puro encantamento, já que a Serra da Arada, o Monte de S. Macário e a Serra da Freita emolduram este ‘quadro’. Este é, por isso, um local propício à realização de caminhadas num ambiente no seu estado mais puro. Aproveite ainda a oportunidade e testemunhe os costumes das gentes da região que conhecem melhor do que ninguém as lendas da terra.

Notícias ao MinutoRio Vouga© Termas Centro

Não se esqueça de visitar ainda a Aldeia da Pena, habitada por seis pessoas, duas delas em idade escolar. Esta é uma das aldeias típicas de xisto, onde algumas casas estão a ser recuperadas para abrirem as portas ao turismo.

Notícias ao MinutoAldeia da Pena© Termas Centro

O que comer?

Se é apreciador de carne, vai, certamente, querer degustar uma vitela à Lafões ou então deliciar-se como os sabores genuínos do cabrito assado, acompanhado pelo arroz de carqueja e por um vinho da região. Como sugestão, pode experimentar a mestria dos temperos do restaurante Salva Almas.

Veja na galeria algumas imagens das Termas de S. Pedro do Sul e da paisagem circundante. 

*O Notícias ao Minuto viajou até à região a convite das Termas Centro. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório