Meteorologia

  • 23 JULHO 2021
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

Seis sinais que indicam que o corpo tem falta de vitaminas

As vitaminas são fundamentais para o ótimo funcionamento do organismo. Se não sabe se está a consumir a quantidade certa de vitaminas então esteja atento aos sinais do seu corpo.

Seis sinais que indicam que o corpo tem falta de vitaminas
Notícias ao Minuto

22:30 - 06/07/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Sente-se bem?

Estes sintomas são a forma do próprio organismo mostrar que há uma deficiência de vitaminas. Eles podem aparecer, de acordo com a respetiva carência, em diversas partes do corpo.

Devido ao stress do dia a dia muitos optam por ingerir comida rápida e processada, rica em açúcares e em gordura. Tal significa que poderá haver um consumo deficitário de nutrientes.

Porém, essa falta de vitaminas também se pode dever a outros fatores, tais como: a prática de regimes alimentares restritivos, obesidade, tabaco, gravidez ou mulheres que estão a amamentar.

A deficiência de vitaminas não provoca necessariamente doenças, mas deixa o organismo mais fragilizado e predisposto a desenvolver algumas patologias. Sem os componentes necessários, o corpo fica sem ‘combustível’ para se proteger contras vírus e bactérias. Por essa razão, a ingestão de vitaminas por meio de alimentos e suplementos vitaminicos é tão importante.

Esteja atento a estes seis sinais:

Gretas no canto da boca

Este sinal aponta para uma carência de vitaminas do complexo B, principalmente B2, B3 e B12, bem como a falta de ferro e de zinco. Neste caso, a solução é aumentar o consumo de produtos ricos nesses nutrientes, tais como salmão, ovos, atum, lentilhas, amendoins ou tomate desidratado.

Queda de cabelo acentuada

O ideal é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina B8 ou biotina, como o abacate, couve-flor, frutos secos, banana.

Cãibras nas pernas

Mostra que há uma deficiência de cálcio e de potássio no organismo. Aposte no consumo de amêndoas, maçãs, vegetais, bananas e abacate.

Está sempre com gripe

Tal em regra significa que o sistema imunitário está debilitado, ou seja, há uma insuficiência de vitamina C. Esta vitamina está presente em alimentos como a laranja, o kiwi, o caju, brócolos, morangos e pimentos.

Cegueira noturna

Provocada pela deficiência de vitamina A, a cegueira noturna faz com que os indivíduos que sofrem com esta condição fiquem com a visão turva durante a noite. A cenoura é uma ótima fonte dessa vitamina.

Formigueiro

A deficiência de vitaminas do complexo B, mais precisamente B6 e B12 causa a sensação generalizada de formigueiro. Esses sintomas podem ser ampliados para depressão, fadiga, anemia, distúrbios hormonais e ansiedade.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório