Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dia Internacional do Beijo: Descubra sete motivos para beijar muito…

Porque beijar faz bem e recomenda-se!

Dia Internacional do Beijo: Descubra sete motivos para beijar muito…
Notícias ao Minuto

21:30 - 06/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Diga sim

Beijar quer seja nos lábios ou na boca apresenta inúmeros benefícios tanto para a saúde do seu organismo e como da sua relação.

“Beijar é um gesto íntimo que leva a uma maior intimidade e conexão entre duas pessoas”, explicou Madeleine Mason, sexóloga e especialista em relacionamentos, à publicação britânica The Independent.

“Isto acontece porque ao beijar são libertadas as hormonas dopamina e oxitocina, sobretudo quando o beijo é apaixonado – pense num beijo de língua (algumas pesquisas sugerem que o faça durante 15 minutos de uma só vez)”, referiu a especialista.

“Estas hormonas provocam uma sensação prolongada de bem estar, reduzindo os níveis de stress e aumentado o prazer e a satisfação. Ou seja, beijar é uma prática extremamente saudável”, acrescentou.

No Dia Internacional do Beijo, descubra sete motivos pelos quais beijar lhe faz tão bem

1. Melhora o funcionamento do sistema imunitário: é certo que num único beijo partilha mais 80 milhões de bactérias, porém também é verdade que corre um maior risco de ficar doente com um simples aperto de mão. Aliás, segundo um estudo, beijar aumenta a imunidade das mulheres de contrariem infeções por citomegalovírus, um vírus que quando contraído durante a gravidez pode provocar deficiências no feto.

2. Reduz a ansiedade e o stress: quando beija o organismo liberta a hormona cortisol e os níveis de serotonina no cérebro aumentam, este processo acalma, reduz a ansiedade e o stress.

3. Diminui a pressão arterial: a excitação e paixão sentida contribuem para a redução da tensão alta.

4. Trabalha os músculos faciais (tonificando a face e retardando o envelhecimento): ao beijar usa até 30 músculos faciais.

5. Promove uma boa higiene oral: a troca de saliva aumenta a produção de saliva de cada um dos indivíduos. Esta substância mata as bactérias presentes na boca preservando assim a saúde dos dentes.

6. Ajuda-o a encontrar o parceiro certo: de um ponto de vista evolutivo beijar ajuda a encontrar um parceiro compatível, já que permite cheirar e sentir o gosto da outra pessoa.

7. Reforça o relacionamento: um ‘bom’ beijo provoca a libertação da hormona oxitocina, também conhecida por ‘hormona do amor’. Vários estudos indicam que a oxitocina contribui para manter os parceiros monógamos, fiéis e leais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório