Beijar quer seja nos lábios ou na boca apresenta inúmeros benefícios tanto para a saúde do seu organismo e como da sua relação.
“Beijar é um gesto íntimo que leva a uma maior intimidade e conexão entre duas pessoas”, explicou Madeleine Mason, sexóloga e especialista em relacionamentos, à publicação britânica The Independent.
“Isto acontece porque ao beijar são libertadas as hormonas dopamina e oxitocina, sobretudo quando o beijo é apaixonado – pense num beijo de língua (algumas pesquisas sugerem que o faça durante 15 minutos de uma só vez)”, referiu a especialista.
“Estas hormonas provocam uma sensação prolongada de bem estar, reduzindo os níveis de stress e aumentado o prazer e a satisfação. Ou seja, beijar é uma prática extremamente saudável”, acrescentou.
No Dia Internacional do Beijo, descubra sete motivos pelos quais beijar lhe faz tão bem
1. Melhora o funcionamento do sistema imunitário: é certo que num único beijo partilha mais 80 milhões de bactérias, porém também é verdade que corre um maior risco de ficar doente com um simples aperto de mão. Aliás, segundo um estudo, beijar aumenta a imunidade das mulheres de contrariem infeções por citomegalovírus, um vírus que quando contraído durante a gravidez pode provocar deficiências no feto.
2. Reduz a ansiedade e o stress: quando beija o organismo liberta a hormona cortisol e os níveis de serotonina no cérebro aumentam, este processo acalma, reduz a ansiedade e o stress.
3. Diminui a pressão arterial: a excitação e paixão sentida contribuem para a redução da tensão alta.
4. Trabalha os músculos faciais (tonificando a face e retardando o envelhecimento): ao beijar usa até 30 músculos faciais.
5. Promove uma boa higiene oral: a troca de saliva aumenta a produção de saliva de cada um dos indivíduos. Esta substância mata as bactérias presentes na boca preservando assim a saúde dos dentes.
6. Ajuda-o a encontrar o parceiro certo: de um ponto de vista evolutivo beijar ajuda a encontrar um parceiro compatível, já que permite cheirar e sentir o gosto da outra pessoa.
7. Reforça o relacionamento: um ‘bom’ beijo provoca a libertação da hormona oxitocina, também conhecida por ‘hormona do amor’. Vários estudos indicam que a oxitocina contribui para manter os parceiros monógamos, fiéis e leais.