Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sexualidade: Sabe o que significa ser cisgénero?

A não ser que se caraterize como transgénero ou intersexual, então é provável que se considere cisgénero.

Sexualidade: Sabe o que significa ser cisgénero?

No mundo atual, inúmeros termos e questões sobre o género humano estão constantemente a ser debatidos, porém é necessário entender o que significam e como devem ser corretamente utilizados.

De acordo com a publicação Science Alert, a palavra transgénero vem do prefixo latino ‘trans’, que em tradução livre significa ‘no outro lado de’. Alguém que se identifica como transgénero sente que o sexo que lhe foi atribuído pela natureza e pela biologia não corresponde à sua identidade psicológica.

‘Cis’ também é um prefixo latino, e que significa ‘neste lado de’, porém o termo cisgénero refere-se ao exato oposto de transgénero.

Se o seu género combina com a sua identidade, então você é cisgénero. Noutras palavras, se nasceu homem e se sente (psicologicamente) homem ou se nasceu mulher e se sente de facto mulher.

Desde a década de 1960, que a palavra cisgénero começou a ser referida pela comunidade médica e mais concretamente na área da psicologia, e a ser incluída na literatura da especialidade.

Ainda assim, há quem considere atualmente o termo altamente ofensivo, apontando que promove binários restritos ou o que significa ser homem ou mulher.

Todavia, se sente que não se identifica com o género que lhe foi atribuído, mas também não se considera transgénero, pode então intitular-se intersexual.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório