Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mulheres sentem-se mais atraídas por homens ‘benevolentemente’ sexistas

As mulheres heterossexuais sentem-se mais atraídas por homens que exibem traços ‘benevolentemente' sexistas, diz um novo estudo.

Mulheres sentem-se mais atraídas por homens ‘benevolentemente’ sexistas
Notícias ao Minuto

21:00 - 05/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Paradoxo da ciência

O sexismo benevolente, refere-se ao tipo de sexismo que vê as mulheres de forma estereotipada e condescendente – por exemplo atribui às mulheres o papel de domésticas e de mães, ou julga-as gentis e carinhosas (ao invés, de profissionais ou líderes).

O estudo publicado no periódico científico Personality and Social Psychology, e da autoria dos investigadores Pelin Gul, da Universidade Iowa State, nos Estados Unidos e Tom Kupfer da Universidade de Kent, no Reino Unido, pediu a 200 estudantes do sexo feminino que lessem os perfis de homens que exibiam esses traços de sexismo e outros que não, e para depois os classificarem em duas categorias, desde o quão atraentes os julgavam até à sua aparente apetência para sustentar e cuidar de uma família.

E os autores apuraram que as mulheres inquiridas preferiam de facto os indivíduos com laivos sexistas, porque os consideravam “mais predispostos a serem protetores, chefes de família e fiéis”.

Os autores concluíram: “A explicação predominante para este paradoxo passa pelo facto das mulheres responderem a esta aparência superficialmente positiva de sexismo benevolente sem que se apercebam dos seus efeitos subtilmente prejudiciais”.

“Propomos uma explicação alternativa extraída a partir de teorias evolucionárias e socioculturais relativamente à preferência por parceiros específicos: as mulheres consideram estes homens atraentes porque as suas atitudes e comportamentos sexistas transmitem a ideia de que estão dispostos a investir numa relação e a preservá-la”, acrescentaram.

Os investigadores pretendiam com aquela pesquisa entender as definições anteriormente criadas pela psicologia, que categorizam o sexismo em duas categorias: hostil e benevolente.

O sexismo hostil é essencialmente aquilo que se entende por misoginia explicita. Já o benevolente, é uma espécie de misoginia ‘simpática’ que considera as mulheres menos capazes do que os homens.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório