Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Comer este alimento melhora a qualidade do esperma

Um ensaio clínico apurou que comer frutos secos melhora a qualidade e quantidade do esperma, incluindo a vitalidade, forma e mobilidade – todos fatores que influenciam a fertilidade.

Comer este alimento melhora a qualidade do esperma
Notícias ao Minuto

22:00 - 04/07/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atenção

As conclusões são de um novo estudo espanhol, que apurou que os ácidos gordos ómega-3, juntamente com os antioxidantes e folato presentes naqueles alimentos beneficiam o esperma.

Na pesquisa que durou 14 semanas, 119 jovens homens adultos, de idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, foram aleatoriamente designados para dois grupos distintos. Um deles ingeriu uma dieta ocidental regular, enquanto que o outro consumiu a mesma dieta com a adição de 60 gramas diárias de uma mistura composta por amêndoas, nozes e avelãs.

Ao compararem os dois grupos, os investigadores detetaram que os homens que ingeriam frutos secos apresentavam uma maior contagem de esperma, em cerca de 16%, já a vitalidade do mesmo tinha aumentado para 4%, a mobilidade para 6% e a morfologia (forma) para 1%.

Esses indivíduos mostraram ainda ter níveis mais reduzidos de fragmentação de ADN nos espermatozoides, facto que está diretamente relacionado com a fertilidade masculina.

O líder do estudo, o professor Albert Salas-Huetos, investigador e docente na Universidade Rovira i Virgili, em Reus, disse: “Existem cada vez mais provas e literatura científica que indicam que a adoção de um estilo de vida saudável pode ajudar na conceção – e é claro, que os frutos secos são um componente chave de um dos regimes alimentares mais saudáveis, nomeadamente a dieta mediterrânica”.

Os dados inéditos foram apresentados no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e de Embriologia, a decorrer em Barcelona.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório