Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Afinal, o que é o choque térmico e como se previne?

É daquelas pessoas que demoram 20 minutos até entrar completamente na água ou atira-se de cabeça?

Afinal, o que é o choque térmico e como se previne?
Notícias ao Minuto

12:05 - 08/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Medidas

Estamos todos ansiosos para a tão aguardada época de praia, mas mesmo para se refrescar há cuidados a ter, a bem da sua saúde. Falamos do choque térmico, um problema real mas por vezes ignorado pelos mais ‘valentes’.

Em zonas onde a água é bastante fria, um mergulho imediato pode até ser mortal. Não será o caso das águas de Portugal, pelo menos durante o verão, ainda assim, há riscos a evitar.

Ryan Stanton, médico, esclarece que, em suma, qualquer temperatura abaixo da temperatura corporal poderá gerar um choque térmico. Um dos problemas será a possibilidade de engolir água involuntariamente durante o salto para a água, que pode levar ao pânico e desencadear o processo de afogamento, um acidente que pode ainda resultar em ataque cardíaco.

Os problemas a nível cardíaco acontecem porque o corpo começa a “bombear adrenalina, o que altera a pressão das veias para o coração”, explica Stanton, que acrescenta que “as vítimas podem também experienciar arritmia, um problema crescente pela falta de conhecimento em torno do mesmo.

A resumir todo este caso o Today aponta três dados bastante alarmantes: basta um minuto para ocorrer um estado de pânico, dez minutos para que a água fria impeça o bom funcionamento dos músculos e uma hora para que desenvolva hipotermia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório