Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Os escritórios em open space não são os mais benéficos. Sabe porquê?

É a forma de organização de espaço mais comum nos atuais escritórios, mas várias são as desvantagens apontadas. Um grupo de cientistas identifica-os num estudo.

Os escritórios em open space não são os mais benéficos. Sabe porquê?
Notícias ao Minuto

13:45 - 04/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Local de trabalho

Há a ideia de que um espaço aberto é mais benéfico para os trabalhadores, por promover a interação e um ambiente de trabalho menos pesado, contudo, um grupo de investigadores analisou esta realidade, sobre a qual refere que o open space pode não ser tão eficaz quanto se pensava.

A principal conclusão a que se chegou com a investigação experimental não é propriamente negativa, mas bastante inesperada. Usando uma empresa que estava a reformular o seu escritório como amostra, dividiu-se os empregados por dois grupos, um dos quais passou a trabalhar em open space.

Nas oito semanas de teste, comprovou-se que, num espaço livre de paredes, em que a interação cara a cara é inevitável, as conversas diretas diminuíram 70% enquanto as mensagens e email aumentaram entre 25 e 50%. Tal leva a crer que, numa maior exposição, os trabalhadores preferem se ‘inibir’ e manter as conversas diretas apenas de um para um.

Quanto às consequências deste facto a nível de produtividade, ainda não são conhecidas, mas os atuais dados geraram interesse em que tal seja estudado.

Investigações passadas já haviam estudado este aspeto, ainda que com um propósito diferente, onde foi apontado que trabalhar em open space leva a “maior distração, relacionamentos negativos, comportamento pouco cooperativo, sem mencionar a sensação de que os supervisores apoiam menos”, aponta o Science Alert.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório