Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Cancro do reto: Apresentada hipótese de tratamento que dispensa cirurgia

As probabilidades associadas ao novo tratamento são bastante otimistas. Apontam uma taxa de sucesso de 93% no espaço de três anos.

Cancro do reto: Apresentada hipótese de tratamento que dispensa cirurgia
Notícias ao Minuto

09:45 - 04/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Oncologia

Há uma nova possibilidade de tratamento para os pacientes de cancro do reto que dispensa cirurgia.

Mas a promissora hipótese, apresentada na revista britânica Lancet, não é indicada a todos os doentes. Só é aconselhável a uma parcela destes doentes oncológicos cuja parte do intestino que seria removida por cirurgia não apresente tumor residual.

A taxa de sobrevivência para os pacientes sujeitos a este tratamento é ligeiramente superior aos que são expostos a cirurgia: 93% para 90%.

Comum a todos os casos é a quimioterapia e radioterapia.

No entanto, até aqui, a cirurgia era procedimento aplicado mesmo antes de se despistar a presença de tumor na zona supostamente afetada. Ora, este estudo vem defender que há casos em que a primeira fase de tratamento pode ser suficiente.

Tal hipótese foi apontada ainda na década de 90, mas bastante criticada na altura. Agora, a investigação publicada esta semana, apresenta os dados da verificação de tal hipótese: ao alterar o processo de administração da quimioterapia, assumindo-o como tratamento único, os doentes passaram a responder melhor, descartando a necessidade de cirurgia.

Com os novos dados, que comprovam um aumento de 25% no sucesso do tratamento por quimioterapia, estes doentes oncológicos evitam passar pela agressiva cirurgia que resulta na colostomia definitiva, que pressupõe o uso de uma bolsa externa ao corpo. Assim, o método mais radical passará a ficar circunscrito àqueles doentes que não conseguem eliminar por completo o tumor com a primeira fase de tratamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório