Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

É por isso que se deve conter no consumo de gelados, mesmo os light

Que o gelado engorda, não é novidade. Mas conhecer um pouco mais a fundo esse refresco fará com que fique mais alerta às próximas vezes que o comer.

É por isso que se deve conter no consumo de gelados, mesmo os light
Notícias ao Minuto

11:45 - 03/07/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Equilíbrio

Em vez de um gelado, coma uma peça de fruta bem fresca. A solução apontada poderá ser esta, mas porque qualquer alimentação equilibrada conta com um ou outro ‘descuido’ que fuja à rotina do saudável, pois tudo o que é demasiado restrito tende a durar pouco.

Assim, e depois de assumir que este verão vai comer alguns gelados, mesmo sabendo que não completam as necessidades da sua alimentação, nada como desconstruir a sobremesa mais típica de verão. Ao apontar as desvantagens do gelado, explicando-as, o ‘guloso’ ficará mais consciente daquilo que está a consumir, o que ajuda a um equilíbrio a nível alimentar.

Posto isso, o Lavanguardia começa por esclarecer que quanto mais cremosos (e tendencialmente mais saborosos, apesar das opiniões, são os que mais vendem) maior a quantidade de gordura, pois são ricos em leite, ou natas, frutose e glicose. Se em vez de leite se optar por água, o número de calorias diminui, contudo, a textura do gelado perde a sua cremosidade.

O mesmo acontece com os gelados ‘baixos em gordura’ ou light, que mesmo que reduzam no leite ou natas, acrescentam à composição do gelado outros componentes químicos como adoçantes artificiais que tentam se aproximar da textura suave do gelado mais comum, ou seja, o resultado não é uma opção mais saudável, mesmo que se baixe nas calorias, por isso mais vale diminuir a dose mas comer um gelado não light e que se aproxime mais dos sabores naturais.

E se procura nutrição através dos gelados, boa sorte. A gordura com que conta este produto é saturada, o que leva ao aumento de colesterol ou outros problemas como diabetes tipo 2. Além disso, estima-se que 100 gramas de gelado contem com uma média de 200 calorias, 4 gramas de proteína, 26 gramas de hidratos de carbono, 9 gramas de gordura, 80mg de cálcio e 160 mg de fósforo.

Mesmo que mantenham o açúcar (que está presente em menores quantidades), os artesanais serão, sem dúvida, os mais indicados pela aproximação de um sabor mais natural, como referimos acima, que é conseguido pela falta de conservantes, corantes, emulsionantes e outros químicos.

Por fim, vários estudos já comprovaram o efeito viciante dos gelados, que é praticamente imediato como acontece com outros doces. Se se consegue habituar aos refrescos, maioritariamente compostos por água e que garantem sabor através da fruta, tanto melhor. Se não resiste aos gelados cremosos de que falamos acima, resta-lhe conter-se nas doses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório