Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Antes, durante e depois do treino. A cada fase, uma forma de hidratação

A hidratação é essencial para uma boa performance de treino. O caso ganha destaque em ambientes exteriores e altas temperaturas.

Antes, durante e depois do treino. A cada fase, uma forma de hidratação
Notícias ao Minuto

23:15 - 29/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Hidratação

Quem treina no ginásio, pode não notar na diferença ao longo do ano, já que treina sempre em ambiente semelhante, mas no caso dos corredores de estrada ou outras práticas desportivas fora de portas, o calor excessivo não deixa esquecer a necessidade de refrescar através da hidratação.

A verdade é que, mesmo sem sede, é importante manter-se constantemente hidratado, contra o risco de algum problema de saúde, sensação de mau estar ou má performance de treino. Contudo, água em excesso poderá não ser também benéfico, pois leva à sensação de estômago demasiado cheio e eventual vontade de urinar que interrompe o exercício físico.

Por isso, importa saber como se hidratar em cada fase da sua prática desportiva, principalmente se contar com um ambiente muito quente e por mais de uma hora.

Antes do treino: Tão essencial quanto o calçado certo é o nível certo de hidratação. Deve começar a ingestão de água, se possível, quatro horas antes do treino, para que o corpo tenha tempo para a absorver. Explica o ‘Deporte y Vida’ que um bom indicador dos níveis de hidratação é a cor da urina: quão mais intensa for, menos hidratado o corpo está. Atente que, se comer muitos alimentos salgados, será necessária uma maior ingestão de água para contrabalançar o efeito.

Contudo, demasiada água durante o treino pode levar à dilatação de eletrólitos no sangue, o que diminui o rendimento muscular.

Durante o treino: a desidratação extrema acontece quando, durante o treino, perde-se mais de 2% do peso corporal do indivíduo. Por exemplo, um atleta de 70Kg não deverá perder mais de 1,4Kg em forma de suor. Para evitá-lo, garanta que durante o treino ingere bebidas com com sódio e potássio (eletrólitos) e hidratos de carbono, para uma dose adicional de energia. Se preferir, opte por água e ingira os eletrólitos e hidratos de carbono em forma de gel.

Depois do treino: Há que repor os níveis normais de energia. Em casos normais, beber água e comer normalmente – sem abusar no sal – será a forma mais aconselhada. Mas se precisar de repor a hidratação mais rapidamente, como acontece no caso de atletas, garanta a ingestão de 1,5 litros de água por cada quilo perdido sob a forma de suor.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório