Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pessoas com esta profissão são mais propensas a sofrerem de cancro

Os assistentes de bordo têm uma maior exposição a radiações potencialmente cancerígenas e a outros elementos carcinogénicos.

Pessoas com esta profissão são mais propensas a sofrerem de cancro
Notícias ao Minuto

11:00 - 26/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Trabalho

Trabalhar como assistente de bordo aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de vários tipos de cancro, comparativamente ao resto da população em geral, de acordo com um estudo norte-americano.

Um grupo de investigadores da Universidade de Harvard, seguiu mais de cinco mil assistentes de bordo e concluiu que a probabilidade de contraírem cancro da mama subia para 50%, enquanto que o risco de aparecimento de cancro no estômago chegava aos 74%.

Apesar do estudo não ter sido capaz de apurar com certeza o que provoca esse aumento, os autores admitem que tal poderá dever-se à elevada exposição a radiações ionizantes, devido ao tempo passado pelos tripulantes na parte superior da atmosfera, à fraca qualidade do ar, tal como a ciclos e padrões de sono e de refeições irregulares.

“Detetámos uma maior prevalência de cancros da mama, de melanoma e de outros cancros da pele entre estes profissionais”, disse Irina Mordukhovich, investigadora e professora doutorada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

“O que é surpreendente e até bizarro, tendo em conta que estatisticamente este grupo ocupacional regista índices imensamente reduzidos de obesidade e de fumadores”, alertou.

O aumento de incidência de cancro foi detetado relativamente ao da mama (3,4% entre os assistentes de bordo, comparativamente a 2,3% do resto da população), cervical (1% para 0,70%), gastrointestinal (0,47% para 0,27%), e da tiróide (0,67% para 0,56%). Mais ainda, a pesquisa apurou que o risco de ocorrência de melanoma aumentava a cada cinco anos na profissão.

A nova pesquisa foi publicada no periódico Environmental Health.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório