Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 30º

Há uma dieta que afeta a sua vida sexual, de acordo com os especialistas

Comer poucos hidratos de carbono pode ter efeitos profundamente negativos nos seus níveis de energia e na libido.

Há uma dieta que afeta a sua vida sexual, de acordo com os especialistas

Os supostos benefícios da dieta keto ou cetogénica são há anos debatidos pelos especialistas em nutrição de todo o mundo.

Muitos condenam o regime restritivo como sendo altamente prejudicial para a manutenção geral da saúde. De forma simples, a dieta cetogénica limita a ingestão de hidratos de carbono e maximiza o consumo de gorduras.

Porém, e entre as muitas críticas, foi apelidada como ‘a pior dieta da moda’ pelo relatório anual emitido pela Fundação Nacional de Nutrição norte-americana.

Ainda assim há quem considere que seguir este regime alimentar aumenta o desejo e a libido, apesar da comunidade médica ser rápida a contrariar essa afirmação.

“A dieta cetogénica inclui um teor extremamente reduzido de carboidratos, cerca de 20 a 50 gramas diários, é alta em gordura e moderada em proteína”, explicou a nutricionista Lily Soutter à publicação The Independent.

“Uma das maiores preocupações que advém da prática desta dieta são os potenciais efeitos negativos, tais como o desequilíbrio hormonal. E de poder também prejudicar o funcionamento da tiróide, provocando fatiga e mau humor, e claro está afetando a libido”, acrescentou.

Quem adota a dieta keto pode experienciar ainda uma redução drástica dos níveis energéticos, o que pode também afetar o desejo sexual.

“As dietas pobres em hidratos de carbono tendem a aumentar a produção do cortisol, também conhecida por hormona do stress e afetar o eixo hipotalâmico-pituitária-adrenal, que é essencial para a manutenção do equilíbrio hormonal”, disse Soutter.

Adicionalmente, os nossos cérebros estão extremamente dependentes da produção de glucose, que provém dos carboidratos. A glucose ajuda o corpo a produzir serotonina, também denominada de ‘hormona da felicidade’.

E como tal, baixos índices de serotonina podem impactar negativamente na libido, alerta a nutricionista.

Soutter recomenda a quem esteja a seguir uma dieta baixa em hidratos de carbono que garanta a ingestão suficiente de vegetais e de fruta, de forma a proteger o organismo e a evitar o desenvolvimento de doenças crónicas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório