Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tem por hábito acordar a meio da noite? Saiba o que está mal

Um grupo de investigadores apurou que acordar a meio da noite está diretamente relacionado com uma condição que provoca a incidência de um ritmo cardíaco irregular e anormalmente rápido.

Tem por hábito acordar a meio da noite? Saiba o que está mal
Notícias ao Minuto

08:00 - 26/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Em estado de alerta

A má qualidade do sono aumenta o risco de ocorrência de problemas cardíacos, que são uma das principais causas de incidência de enfartes, garante um novo estudo.

Uma equipa de investigadores da Universidade da California, nos Estados Unidos, analisou quatro estudos que envolveram vários milhões de pessoas e concluiu que acordar durante uma noite de sono está relacionado com o desenvolvimento de fibrilhação auricular (FA).

Condição esta que provoca o batimento irregular do coração – neste caso excessivamente rápido – e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O coordenador do estudo, o médico Gregory Marcus, disse que aquela pesquisa, conduzida pela sua equipa e publicada no periódico HearRhythm, pode auxiliar os profissionais médicos a identificarem e a tratar os doentes afetados.

E apurou que quem acorda frequentemente durante a noite apresenta um maior risco de FA. O que é um problema sério, já que essas pessoas também não atingem o essencial e necessário sono REM (profundo) – o tipo de sono que faz com que acorde descansado e revigorado.

A prática regular de exercício físico, evitar ingerir cafeína e reduzir o tempo que passa em frente ao ecrã no período noturno, são algumas das ações simples que pode adotar e que prometem melhorar a qualidade do seu sono e consequentemente reduzir o risco de FA.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório