Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Sete restaurantes de Lisboa preparam-se para a primeira gala Michelin

Os chefs de sete restaurantes com estrelas Michelin da região de Lisboa vão apresentar criações suas no jantar da gala de apresentação do Guia Espanha e Portugal 2019, que decorre em Portugal pela primeira vez, em 21 de novembro.

Sete restaurantes de Lisboa preparam-se para a primeira gala Michelin
Notícias ao Minuto

19:30 - 25/06/18 por Lusa

Lifestyle Gala

José Avillez (restaurante Belcanto, duas estrelas Michelin) será o "coordenador da grande festa culinária", que contará com a participação de Miguel Rocha Vieira (Fortaleza do Guincho), Henrique Sá Pessoa (Alma), Joachim Koerper (Eleven), João Rodrigues (Feitoria), Alexandre Silva (Loco) e Sergi Arola (LAB by Sergi Arola), todos com uma estrela, anunciou hoje a Michelin, na capital portuguesa, na apresentação da gala de Lisboa.

A cerimónia vai decorrer no Pavilhão Carlos Lopes, assinalando o 10.º aniversário da apresentação pública do Guia Michelin.

A apresentação tem decorrido sempre em diferentes cidades espanholas, que disputam entre si a organização do evento.

Avillez comentou que conseguir organizar a gala em Portugal "foi um namoro longo", mas disse acreditar que em edições futuras poderá haver outras cidades portuguesas a concorrer à organização do evento.

"Portugal e Lisboa, de facto, evoluíram muito nos últimos anos a nível gastronómico. Hoje podemos orgulhosamente dizer que somos um turismo gastronómico por excelência", disse.

O chef português sustentou que "a cidade ganhou uma dinâmica enorme", ao mesmo tempo que se estava "a atravessar uma crise profunda no país, na Europa e no mundo".

O espanhol Sergi Arola, que este ano comemora 20 anos de distinção de um restaurante seu pelo Guia Michelin, fez parte da organização da primeira gala, em Madrid, e afirmou ser "uma das maiores honras da vida" participar agora na cerimónia de Lisboa.

Henrique Sá Pessoa, com um restaurante que entrou há dois anos para o 'guia vermelho', defendeu que o Guia Michelin "é transversal a todos os universos da gastronomia" e acrescentou que os visitantes que viajam até Lisboa para ir a um restaurante galardoado ficam mais uns dias e visitam também um restaurante típico, uma mercearia e um mercado.

Segundo Miguel Rocha Vieira, "Portugal está na boca do mundo" e vai receber todos "de braços abertos".

Alexandre Silva afirmou que a realização da cerimónia em Lisboa quer dizer que os cozinheiros estão "no bom caminho": "É aquela palmadinha nas costas que todos precisamos".

Para João Rodrigues, o evento "vem consolidar o trabalho que tem sido feito por todos os chefs, indústria hoteleira e o crescimento do país".

Joachim Koerper destacou que o Guia Michelin "é o guia gastronómico de excelência" e afirmou-se "muito orgulhoso" por a gala se realizar na sua "cidade de coração".

A gala conta normalmente com mais de 500 convidados e merece uma ampla divulgação mediática, com a presença de cerca de 120 meios de comunicação espanhóis e portugueses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório