Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Olhos sensíveis? Eis como se deve maquilhar

Há quem se maquilhe com qualquer produto, outras, sentem a frustração de se limitarem a um número muito restrito de produtos pela sensibilidade com que contam nos olhos.

Olhos sensíveis? Eis como se deve maquilhar
Notícias ao Minuto

16:00 - 25/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Maquilhagem

Boas notícias para quem tem olhos sensíveis: É possível aventurar-se no mundo da maquilhagem sem se cingir aos cinco produtos que sabe que não lhe causam reação alérgica.

Os olhos sensíveis tendem a não suportar muito grande parte dos produtos de maquilhagem, mas tal não significa que seja alérgica. Para começar a orientar a sua rotina de maquilhagem – tanto a diária como aquela mais específica, para dias de festas – importa perceber o que está a causar-lhe todas estas lágrimas. Se a reação acontecer apenas em algumas alturas do ano, provavelmente o motivo serão alergias ao pó ou pólen, típicas da primavera.

Pelo contrário, se o problema perdura todo o ano, e traduz-se em olhos secos, esqueça a maquilhagem: o problema tem origem nos seus próprios olhos, que são demasiados secos e por isso a solução terá de passar por um oftalmologista.

Se o problema não vai ao encontro de nenhuma das opções apresentadas, então é possível que se dê mal com certo produtos de maquilhagem: garanta que o mesmo está dentro da validade e verifique os seus ingredientes – poderá ser alérgico a algum.

Voltemos às hipóteses de olhos demasiado secos VS demasiado lacrimejados. Há dicas a ter em conta para que não tenha de doar toda a maquilhagem em que investiu nos últimos anos.

Olhos secos? Aplique umas gotas de soro fisiológico antes da rotina e depois maquilhe-se naturalmente. Se mesmo assim sente alguma sensibilidade ao longo do dia, opte por produtos hipoalergénicos: são mais suaves, menos agressivos e há cada vez mais opções por que escolher, seja em lojas especializadas nestes produtos como em farmácias.

Já para quem lacrimeja muito, seja versão hipoalergénica ou não, garanta que um primer de olhos faz parte da sua rotina de maquilhagem. As lágrimas contém naturalmente sal, o que seca os olhos que podem reagir mal à maquilhagem, por isso, preparar os olhos com um creme hidratante, estará a evitar este problema.

Evite aplicar eyeliner, lápis ou rimmel na zona inferior do olho: se tem olhos secos, estará a piorar a situação e se tente a produzir muitas lágrimas, dificilmente escapa a um olho borrado ao fim do dia.

Por fim, importante em cada caso é o retirar toda a maquilhagem à noite. É imprescindível que a pele respire durante a noite, aspeto que se torna ainda mais relevante aquando da sensibilidade ocular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório