Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

O leitor perguntou: Usar protetor solar impede que se bronzeie?

Acordar, espalhar protetor solar na pele, e preparar-se para mais um dia de sol estendido na praia. É este o seu ritual quando está de férias?

O leitor perguntou: Usar protetor solar impede que se bronzeie?
Notícias ao Minuto

14:00 - 25/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

Todos sabemos que é crucial utilizar protetor solar de forma a prevenir o envelhecimento prematuro da pele através da absorção dos raios UV, de queimaduras e o potencial e fatal desenvolvimento de melanomas (que é o tipo de cancro de pele mais fatal).

Porém, será que a sua utilização nos impede de atingir aquele tão desejado e perfeito bronzeado?

Embora seja um facto que usar protetor solar abranda o bronzeamento da pele, a verdade é que tal não impede de todo esse processo.

Primeiro, é importante entender que o ato de bronzear é um mecanismo de defesa da pele – ajuda o corpo a tolerar o sol sem que a derme sofra queimaduras. Do mesmo modo, o uso de protetor ou de bloqueador solar também impede que o corpo se queime, porém de formas diferentes.

Os bloqueadores são fabricados de modo a prevenirem completa e totalmente a absorção dos raios UV, já os protetores solares protegem a pele dos raios da pele após estes entrarem em contacto com a derme.

O protetor solar é assim concebido para filtrar os raios UV e prevenir o surgimento de queimaduras, mas não impede a produção de melanina, o que significa que ainda assim a pele bronzeia. Por isso, se deseja alcançar um tom saudável e ligeiramente dourado, a aplicação de protetor é sem dúvida a escolha correta e recomendável.

Contudo não se esqueça que estas loções devem ser aplicadas pelo menos 20 minutos da exposição ao sol.

E se deseja evitar e proteger-se completamente do sol, por opção, por sofrer de intolerâncias ou por outros motivos de saúde, então recorra a um bloqueador solar com um fator de proteção solar (FPS) elevado, de pelo menos 50, tendo em atenção que o mais elevado é 100.

Cuide-se!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório