A temperatura a que lava a sua roupa pode levar a um aumento drástico da quantidade de traças em sua casa, de acordo com um estudo realizado pela empresa de desinfestação britânica Rentokil.
A pesquisa que teve em conta um universo de 2,006 indivíduos, aponta que o aparecimento daqueles insetos deve-se sobretudo ao tempo quente e aos hábitos domésticos de lavagem de vestuário.
Os dados apurados revelaram que 54% dos indivíduos tendem a lavar a roupa à temperatura de 30 graus centígrados.
Quando um ciclo de lavagem é executado a baixas temperaturas, tal oferece às traças uma maior hipótese de sobrevivência, comparativamente a se esse ciclo fosse realizado a temperaturas mais elevadas.
Porém, a lavagem e o clima não são os únicos fatores que propiciam a sobrevivência e multiplicação desses seres. A qualidade da roupa é outro fator decisivo, já que as larvas da traça sentem-se particularmente atraídas por materiais que contém a proteína natural queratina, que pode ser encontrada em tecidos como a lã, a seda ou pele.
“As traças da roupa adoram fibras naturais e são difíceis de eliminar. Porém, são as larvas que provocam os maiores danos”, explica Paul Bates à publicação The Independent, o diretor da firma de desinfestação Cleankill.
Eis as cinco dicas de Bates para prevenir a propagação de traças:
1. Não armazene roupa suja.
2. Guarde o vestuário de lã em sacos selados.
3. Procure por infestações de traças por trás da mobília.
4. Aspire afincadamente (por baixo da cama ou atrás dos móveis).
5. Lave a roupa à temperatura mínima de 48 graus centígrados.