Meteorologia

  • 22 JULHO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Viciado no telemóvel? Seis passos para matar o vício sem ter de ficar off

De que serve um detox de tecnologia se uma semana depois vai recuperar todo o tempo que ‘perdeu’ fora das redes sociais e vai voltar a agarrar-se ao telemóvel?

Viciado no telemóvel? Seis passos para matar o vício sem ter de ficar off
Notícias ao Minuto

13:15 - 22/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Smartphone

Um smartphone é, nos dias de hoje, um essencial com bastantes mais funcionalidades que há uma ou duas décadas atrás em que se usava telemóvel para fazer chamadas e mandar mensagens. Serve para ver notícias, orientar-nos através de GPS ou mapas, pesquisar rapidamente alguma informação, seja sobre a data do próximo jogo de Portugal ou o horário do restaurante a que está a pensar ir jantar logo, e a lista de funcionalidades continua quase infinitamente.

Do trabalho ao lazer (e com as redes sociais na linha da frente), frequente é a tendência em abusar do tempo passado a olhar para o ecrã. Fazer o típico scroll enquanto espera pelo autocarro é uma coisa, mas fazê-lo enquanto toma café numa esplanada acompanhada por amigos ou pelo seu companheiro, será talvez exceder o tempo apontado como natural ou aceitável.

Para que tenha a noção correta, o primeiro passo para uma rotina saudável para com a tecnologia passa por aperceber-se da relação que tem com o seu smartphone: basta estar atento à quantidade de vezes que o usa e para quê. Voltar os olhos para o ecrã, enquanto aproveita uma tarde na esplanada com os amigos e após ter visitado o Facebook e Instagram há um par de horas será, certamente demasiado tempo. Mas não é só os minutos que deve contar: tudo depende de quando o faz, como, porquê e com quem.

Reflita sobre a sua atitude e, caso admita o vício, opte por limitar a sua utilização em vez de um detox (que o impede de utilizar o smartphone durante determinado período.

Use um despertador - … um despertador real, não o telemóvel. Desta forma, pode deixar o telemóvel noutra divisão quando dorme o que o impede de passar uma hora a olhar para o ecrã antes de dormir, que não é nada indicado para uma boa noite de sono.

Organize o telemóvel - Há apps mais úteis que outras. Ao guardá-las em pastas, por exemplo, ou num visor que não o principal, talvez não tenha tanto a tentação de visitar o Facebook ou outra só ‘porque sim’.

Crie zonas livres de smartphones - Ao criar a regra de ‘no quarto de cama e quarto de jantar o smartphone é proibido’ estará a criar barreiras a si próprio. Vai agradecer por o ter feito quando perceber que há muito mais a aproveitar com a família durante o jantar.

Saiba quando é hora de desligar - Por vezes justifica-se o uso constante do telemóvel com um ‘é trabalho’. Desative notificações de email, skype ou outros por onde receba notificações do trabalho, além de o fazer ficar mais tempo ao ecrã, não descansa por estar sempre ligado ao trabalho.

Arranje tempo para os amigos (vídeo-chamadas não contam) - por vezes sabe bem receber uma chamada ou mensagem de algum amigo, mas não há nada como passar tempo cara a cara. Aproveite-o e deixe-se de desculpas.

Crie regras, para si e para os outros - juntou-se com o seu grupo de amigos para jantar, ótimo. Tudo bem tirar uma selfie para marcar o momento, mas de seguida guarde o telemóvel. Aquela foto não tem de ser imediatamente publicada e o email que inevitavelmente abriu após tirar a selfie, também pode esperar – ou tem mesmo de responder a um email numa sexta-feira à noite? Socialize e ‘obrigue’ os outros ao mesmo, para bem de todos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.