Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Quatro passos para que as lesões não sejam opção nas aulas mais intensas

Ninguém está livre de se magoar, mas há modalidades mais propícias à dor do que outras, e os treinos de alta intensidade ocupam a linha da frente neste aspeto.

Quatro passos para que as lesões não sejam opção nas aulas mais intensas
Notícias ao Minuto

13:30 - 21/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Lesados

Os treinos HIIT, ou de alta intensidade, são os favoritos de quem quer um treino curto mas eficaz, que garanta um grande esforço em pouco tempo e, consequentemente, uma eficaz perda de calorias.

O descanso entre exercícios é curto e não deixa o músculo recuperar até ao exercício seguinte, que será tão ou mais pesado que o anterior, até que se acredite que os pulmões vão saltar pela boca. Após o curto treino, a sensação de missão cumprida faz tudo valer a pena e os resultados que se começa a ver em termos de resistência perda de peso e/ou tonificação justificam o regresso àquelas aulas.

Como se vê, são bastantes as vantagens, mas importa que se saiba treinar já que em níveis mais extremos o risco de lesão tende também a aumentar. Neste sentido, e a par da consciência e atenção a cada movimento, o Medical Daily aponta quatro passos a considerar antes de apostar neste tipo de treino.

Não comece logo ‘a matar’

Já dissemos que o treino é intenso? Vai senti-lo logo na primeira aula, mas importa reconhecer o nível em que se encontra, por isso não abuse nas primeiras aulas, contra o risco de se magoar e se impossibilitar de progredir.

Coma bem e mantenha-se hidratado

Sem a energia dos hidratos de carbono, será difícil, garantem vários personal trainers. Deve garantir o seu consumo (não em demasia) a acompanhar proteína, cerca de 3 horas antes do treino. Quanto à água, é essencial, pois funciona como ‘lubrificante’ para os músculos, sem o qual vai sentir muitas dores aquando do esforço.

Garanta que está nas posições e movimentos certos

um pé ou coluna mal posicionados, por exemplo, são o suficiente para um lesão, por vezes bem grave. Se tem dúvidas, não se retraia e pergunte ao professor. Este ponto é essencial já que a dor sentida pode ser assumida como normal ao treino e não há lesão que está a provocar ao próprio corpo.

Imponha-se limites e não exagere nas doses

O objetivo dos treinos de alta intensidade é garantir um treino eficaz em pouco tempo. Pela intensidade de tais treinos a par da necessidade de repouso dos músculos, o treinar mais do que é suposto fazer-lhe-à mais mal do que bem. Saber parar é também parte do treino.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório