O leitor perguntou: Por que sentimos comichão?

Quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de coçar quando ‘aquela’ comichão surge do nada!?

O leitor perguntou: Por que sentimos comichão?

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
20/06/2018 22:00 ‧ 20/06/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Compulsão

Porém de onde vem essa sensação súbita de coçar? E por que não conseguimos parar?

O corpo humano é altamente sensível e reage às inúmeras toxinas que entram em contacto com a pele, por exemplo, através da poluição, sujidade, contacto com insetos ou plantas. Como reação de defesa o organismo envia substâncias químicas defensivas, como a histamina, para a área irritada.

E é nesse momento que as terminações nervosas da derme enviam um sinal para o cérebro de alerta – o que provoca a tão incómoda vontade de coçar.

Ou seja, noutras palavras, o corpo está a reagir a uma irritação que pode ter várias causas.

Entre elas, segundo a dermatologista britânica Anjali Mahto, em declarações à publicação BBC News, há condições como "a deficiência de ferro; para vegetarianos ou vegans, se tiverem baixos níveis de vitaminas ou nutrientes, como o B12, e ácido fólico; se houver problemas com o funcionamento dos rins ou do fígado; se há um problema com o funcionamento da tiroide; a lista é longa".

Contudo alerta ser importante saber "se há uma condição médica por trás disso". Para tal, é necessário fazer um exame de sangue, explica.

Mas há dicas que pode colocar em prática e deve ter em conta, como manter a pele hidratada (através da aplicação de óleos e de cremes corporais), usar vestuário composto por fibras naturais, e tomar anti-histamínicos.

Evite ainda coçar o local afetado em demasia, já que isso pode causar danos à pele. "A derme é uma barreira, mantendo as coisas boas no interior do organismo e as más fora", elucida.

"Se coçar demais, as suas unhas podem potencialmente destruir essa barreira. É importante romper com esse ciclo vicioso de coçar", avisa.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas