Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Quem bebe álcool ocasionalmente corre menor risco de morrer jovem

Indivíduos que bebem em média entre uma a quatro bebidas alcoólicas por semana apresentam uma menor probabilidade de virem a padecer de cancro ou de falecer prematuramente, mesmo comparativamente a quem se mantém abstémio, aponta um novo estudo.

Quem bebe álcool ocasionalmente corre menor risco de morrer jovem
Notícias ao Minuto

20:00 - 20/06/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Brindemos

Ingerir até quatro bebidas por semana é o ideal, e mais do que isso aumenta o risco de morte – são as conclusões de uma nova pesquisa conduzida por uma equipa de investigadores da instituição Queen's University of Belfast, na Irlanda do Norte.

Para aquela análise os cientistas analisaram dados relativos a uma população de 99,654, por nove anos. Durante esse período de tempo 9,559 morreram, enquanto que 12,763 dos voluntários foram diagnosticados com cancro.

Surpreendentemente, os investigadores apuraram que, em média, aqueles que bebiam entre uma a quatro bebidas alcoólicas semanalmente, apresentavam paradoxalmente uma probabilidade reduzida de desenvolverem cancro ou de falecerem prematuramente. Já quem não bebia de todo tinha mais hipóteses de morrer em 7%.

Todavia, entre os indivíduos que consumiam entre cinco a seis bebidas por semana o risco de morte aumentou entre cinco a 10%. E aqueles que ingeriam mais de três bebidas por dia viam o risco de fatalidade subir para 21%.

O líder do estudo, o médico Andrew Kunzman, disse: “Os dados apurados sugerem que qualquer coisa como consumir entre uma e quatro bebidas semanalmente está diretamente relacionado com melhores índices de saúde. E que o risco permanece reduzido até sete”.

Contudo acrescentou: “Se toma duas bebidas por dia, não se engane. Neste caso o seu organismo e saúde estão a sofrer”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório