Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Consumo de álcool pode causar lesões na coluna vertebral

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) alerta para o problema com o intuito de aumentar a prevenção através da sensibilização.

Consumo de álcool pode causar lesões na coluna vertebral
Notícias ao Minuto

14:30 - 20/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Prevenção

Aponta-de que um em cada quatro casos de lesões da coluna vertebral se deva ao abuso de álcool. Qual a relação? A grande probabilidade de lesões na coluna como resultado de acidente rodoviário que se deve em grande parte dos casos à condução sob efeito de álcool.

É preciso alertar sobre este problema, que ganha ainda mais destaque em período de férias, “em que as viagens são mais longas”, alerta Manuel Tavares de Matos, ortopedista e presidente da SPPCV que explica que “as lesões na coluna cervical são muito frequentes nos acidentes de viação e as suas consequências podem variar desde dores passageiras de causa traumática muscular a situações mais graves como a paralisia nos membros.”

O especialista salienta que “particular atenção deve ser dada às crianças que pela sua constituição podem desenvolver lesões graves cervicais, por vezes sem tradução radiológica.”

Seja nos adultos ou mais novos, tais acidentes podem resultar de golpes diretos sobre a cabeça ou movimentos mais complexos que “por vezes contam com mecanismos de rotação associados que resultam em lesões cervicais complexas”.

A lesão pode ser identificada através de sinais e sintomas como “dor e rigidez no pescoço, ombros e costas, eventualmente irradiada para os membros, náuseas, cefaleias ou tonturas; alterações da sensibilidade como formigueiros, dormência, diminuição da força nos braços ou pernas; estado de consciência alterado, dificuldades respiratórias e de concentração; perda de controle da bexiga e intestinos”, enumera Manuel Tavares de Matos.

A melhor forma de o evitar, em acidentes de viação, passa por uma postura correta enquanto sentado, em que se “deve manter a coluna totalmente apoiada no banco, com o apoio da cabeça colocado na altura correta.” Além da postura, deve-se usar sempre o cinto de segurança e fazer uma pausa a cada duas horas de condução, tudo isto, é claro, a par da não ingestão de bebidas alcoólicas, não utilização do telemóvel e respeito pelos limites de velocidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório