Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Há relação entre racismo e insensibilidade para com alterações climáticas

São dois problemas bem distintos mas aos quais foi apontada uma ‘perturbadora relação’.

Há relação entre racismo e insensibilidade para com alterações climáticas
Notícias ao Minuto

15:15 - 19/06/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

As alterações climáticas são um problema real, sobre o qual é urgente alertar mas que parece ser ignorado por alguns. Tal irracionalidade que ultrapassa a falta de razão foi alvo de estudo por um grupo de cientistas que via tal inconsciência como difícil de analisar. O resultado não foi de todo o esperado, garante o autor do estudo e cientista político Salil Benegal.

Os dados referentes ao período de presidência de Obama à América levam a crer que a preocupação face às alterações climáticas diminuíram por parte de quem sugeria uma atitude racista para com os negros. A conclusão levou então a que se aprofundasse a relação entre racismo e insensibilidade para com o planeta, que se sustenta em dois importantes factos: Obama foi o primeiro presidente americano negro e dedicou-se muito às causas ambientais, que se esperaria consciencializar grande parte da população.

Mas num período em que a consciencialização sobre os problemas climáticos ganharam destaque na América, o interesse sobre o tema diminuiu por parte de 18% da população apontada como racista. Ainda que o porquê de tais motivos seja hipotético, o autor do estudo admite a possibilidade de “eleitores caucasianos com elevado nível de racismo associarem o Obama às alterações climáticas e poder político".

As conclusões basearam-se nas respostas a inquéritos desde os anos 60, que permitiu comparar as mudanças de opinião aquando do novo presidente. Esta não foi a primeira vez que Benegal abordou a questão, tendo em casos anteriores focado-se em temas como sistema de saúde ou imigração.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório