Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Pontadas durante o treino: Perceba porquê e evite-as

Porque o nosso corpo é uma máquina que funciona como um todo, facilmente perceberá que esta dor relativamente comum ao praticar exercício físico é uma mensagem que alerta que algo não está bem.

Pontadas durante o treino: Perceba porquê e evite-as
Notícias ao Minuto

12:00 - 19/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dor muscular

Acontece principalmente quando está a correr, ou durante um jogo de futebol ou enquanto nada, por exemplo. Parece que nenhum praticante de desporto está livre das típicas pontadas na barriga, a que se dá também o nome de ‘dor de burro’, mas o que significam?

Embora ainda não se aponte uma específica justificação para esta situação que afeta 70% da população praticante de exercícios aeróbicos, a BBC aponta a possibilidade de a dor ser resultado do impacto da corrida, ou prática semelhante, que leva a que “o diafragma – músculo entre o peito e o abdómen – se estenda em demasia” e que leva aos espasmos pelo movimento de impacto no solo.

Outra teoria foca-se na lesão dos ligamentos entre órgãos que são danificados pelo grande impacto e esforço a que o treino obriga. Tal deve-se à membrana protetora que evita que os órgãos ‘choquem’ entre si aquando do treino intenso que, pela desidratação conjugava com os movimentos, diminui a produção de líquido que ‘lubrifica’ tal membrana.

Seja um ou outro caso, a resolução do problema passa pela simples medida de aguardar que a dor passe. Mas há formas de o evitar: não treine após refeições muito pesadas e garanta que todo o seu organismo está devidamente hidratado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório