Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Há um aspeto constante na grande maioria das fobias

Medo de alturas, escuro ou calor? Com o medo não se brinca, no fundo, todos sentimos o mesmo.

Há um aspeto constante na grande maioria das fobias
Notícias ao Minuto

10:45 - 19/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Medos

Um dia vamos morrer. A previsão é tão clara quanto sabida, mas não deixa de ser uma ideia que assombra a grande maioria da espécie humana.

A morte é, de facto, a base de quase todas as fobias, segundo apontam vários psicólogos que se baseiam na ‘teoria da gestão do medo’. Segundo os especialistas, esta teoria explica o porquê de certos comportamentos e ansiedades que vemos como normais entre o ser humano como a vontade de criação de família, necessidade de retratar variados momentos ou seguir de forma devota uma religião que dê a segurança de que existe vida além da morte – tudo pela tentativa de perdurar e dar sentido à vida.

Segundo a mesma teoria, a tendência para o ser humano se focar noutras fobias – das mais comuns às mais estranhas, é uma tentativa irracional de se direcionar o medo da morte em assunto mais ‘pequenos’ ou ‘tratáveis’.

Em casos mais extremos, não deixa de ser o medo da morte a origem de distúrbios mentais como a constante necessidade de lavar as mãos ou de conhecer toda a informação acerca do mais pequeno problema que se (ache que se) tem.

Quanto à solução, diverge de caso para caso, mas os psicólogos referem a necessidade de se escrever aquilo que se sente, como forma de mais facilmente analisar o que se passa na mente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório