Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Infância stressada pode levar a maturidade precoce, aponta estudo

Esta foi a conclusão resultante de um estudo de investigação que durou duas décadas.

Infância stressada pode levar a maturidade precoce, aponta estudo
Notícias ao Minuto

14:30 - 18/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Stress infantil

Várias são as zonas do cérebro afetadas por experiências negativas a que se passe durante a infância como divórcio dos pais ou más influências em ambiente social, duas situações específicas que afetam mais as crianças e jovens até aos 5 anos e entre os 14 e 17 anos de idade, respetivamente.

No primeiro caso, o de eventos marcantes como o divórcio dos pais ou doenças graves, notou-se um maior amadurecimento na criança a nível do córtex pré-frontal, responsável pelo comportamento social e expressão de personalidade. Por outro lado, adolescentes que se deixam influenciar por comportamentos sociais não dignos, tendem a desenvolver-se menos neste sentido.

Ambas as situações influenciam em muito o comportamento e desenvolvimento de crianças e jovens, sendo visto como forma de o cérebro se ‘proteger’, de certa forma, ao preparar-se e ambientar-se de situações de maior stress, contudo, a associação ao stress ainda não foi, com base no estudo aqui referido, cientificamente justificado.

Um aspeto ‘curioso’ apontado por um dos autores do estudo, é o facto à maturação cerebral antecipada se apontar também a tendência para um comportamento antissocial por parte de quem passou por uma infância stressante.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório