Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Acorde cedo e evite a depressão (e aproveite os benefícios do sol)

Um estudo feito a mais de 30.000 mulheres provou que, quem acorda mais cedo, conta com menor risco de desenvolver problemas depressivos.

Acorde cedo e evite a depressão (e aproveite os benefícios do sol)
Notícias ao Minuto

09:00 - 18/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

O poder do sol afeta, em bem, todo o nosso organismo. Os dias ficam maiores e aumenta a vontade de aproveitar o dia, saindo da cama mais cedo - uma vontade que não chega a todos, é certo, mas deveria, segundo um estudo agora publicado no Journal of Psychiatric Research.

A pesquisa focou-se nos dados recolhidos de 32,470 enfermeiras que a cada dois anos respondem a um inquérito feito pela Universidade de Harvard e Brigham e concluiu que aquelas que têm o hábito de dormir até mais tarde contam com cerca de 30% mais probabilidade de desenvolver depressão.

O motivo está na menor exposição solar a que acabam por contar,  aspeto que anteriores estudos já haviam relacionado com a melhor disposição e menor risco de desenvolver problemas mentais.

Explica ainda Céline Vetter, principal autora do estudo, que a quantidade de sol recebido afeta o cronótipo de cada indivíduo, ou seja, o ritmo variável de pessoa para pessoa, que faz com que sejamos mais diurnos ou tenhamos tendência a trabalhar melhor à noite. Boas notícias para quem quer ganhar o hábito de ganhar uma rotina matinal, agora que o sol parece ter vindo para ficar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório