Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Emoções do Mundial podem aumentar número de enfartes

Cardiologistas brasileiros deixam alerta sobre os perigos da paixão do futebol em corações 'fracos'.

Emoções do Mundial podem aumentar número de enfartes
Notícias ao Minuto

20:02 - 16/06/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alerta

Começaram esta sexta-feira, dia 15, as emoções fortes para os portugueses neste Mundial. E que emoções, com Cristiano Ronaldo a fazer todos os corações exultar. No entanto, o tema aqui é mesmo o coração e não o resultado do jogo.

As seleções são várias, as nacionalidades também mas o coração funciona em todos os peitos da mesma forma. Por isso, o alerta feito por cardiologistas brasileiros consultados pela Agência Brasil serve para todos os fãs de 'bola'.

Vista turva, aperto no peito, palidez no rosto? Não é só excitação ou euforia, pode mesmo ser sinal de um enfarte. “Nestes casos, é de extrema importância que se vá às urgências”, alerta o cardiologista especialista em arritmia Benhur Henz.

“Sem dúvida que as emoções [de um Mundial] podem aumentar os eventos cardiovasculares. Grandes momentos de tensão geram descargas de adrenalina, aumentando o risco de crises hipertensivas, angina, arritmias. Existem, inclusive, estudos que relacionam o período de um Mundial com um maior número de eventos cardiovasculares, especialmente em jogos do Brasil, quando ocorre um aumento de enfarte agudo do miocárdio”, acrescentou.

Os dados do estudo 'Copa do Mundo de Futebol como Desencadeador de Eventos Cardiovasculares', da Universidade de São Paulo, indicou que os enfartes aumentam de 4% a 8% entre brasileiros durante jogos do Mundial.

“Diante de qualquer sintoma ou sinal suspeito, o fã não deve, de forma nenhuma, esperar que o jogo acabe para procurar atendimento médico”, diz p diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Anderson Rodrigues. Entre os sintomas, explica, podem estar também dores no peito, que podem irradiar para o braço, ou dor na mandíbula.

Como atenuar efeitos em corações fracos

De acordo com os cardiologistas, para além de se tentar assistir ao jogo com tranquilidade, deve evitar o uso de álcool e tabaco, deve fazer uma alimentação leve, pobre em gorduras e deve procurar locais arejados e frescos. 

A prática diária de atividades desportivas e meditação podem ajudar, mas em muitos casos podem não ser suficientes. Por isso, é aconselhável que os fãs que já têm acompanhamento médico não deixem de tomar seus remédios nos dias dos jogos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório