Em dia de ‘festa’, às sardinhas típicas de arraial complete-se a mesa com outros petiscos portugueses e, por fairplay, porque não juntar também pratos típicos do país vizinho?
O Notícias ao Minuto aponta alguns, que pode facilmente preparar em casa a tempo de a bola começar a rolar em Sochi, na Rússia.
Tentemos não fazer das calorias o ponto principal, mas evite-se pratos como a Francesinha ou a feijoada, demasiado quentes e pesados para uma tarde como a de hoje. Em vez disso, fique-se pelas bifanas e sardinhas grelhadas no pão - nada difíceis de encontrar nesta altura. Do lado espanhol, as tapas pintam a mesa em vários tons escolhidos por entre a incontável diversidade de ingredientes que se pode juntar sobre uma fatia de pão, entre os quais o presunto é protagonista.
Em bom português, debicam-se tremoços, azeitonas e caracóis, que disputam frente às banderillas (pequenas espetadas de pickles) e às brochetas, em que num palito se prende uma ameixa seca envolta numa fatia de bacon.
Simples e sem grandes demoras na cozinha, complete-se a refeição com ovos rotos - ou melhor, huevos rotos - com rodelas de batata, tomate, muita cebola e ovos, que o jogo não tarda.
Por fim, reguem-se os pratos a cerveja portuguesa, com destaque para a Sagres que patrocina a nossa seleção e faz frente ao típico tinto verano.