O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças americano está a alertar a população para o possível risco de contaminação que contam algumas frutas de verão. Especifica-se a fruta que se vende já cortada, mais exposta à contaminação, como é o caso do melão ou melancia.
O alerta surge após se confirmar a infeção por salmonela em fruta vendida em superfícies comerciais de vários estados americanos. Ao todo, contabilizaram-se 60 casos em cinco estados, 31 dos quais careceram de apoio hospitalar.
Explica o Self que os sintomas da ingestão de alimentos com salmonela nem sempre são sentidos mas, quando o são, surgem cerca de 12 horas após a ingestão e manifesta-se por quatro a sete dias, através de diarreia, dores abdominais, febre, dores de cabeça, arrepios de frio, náuseas, vómito e fezes com sangue.
São os maiores de 65 anos e crianças com menos de cinco os mais afetados para este problema que deve ser despistado com apoio médico ao detetar alguns dos sintomas referidos.
Como princípio básico e mesmo que o problema tenha sido (até agora) identificado apenas nos Estados Unidos, recomenda-se que limpe bem qualquer faca e tabuleiro de corte antes de cortar a peça de fruta.