Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Aulas de spinning podem gerar lesões como as de acidentes de carro

É das aulas de grupo em que se gastam mais calorias, mas tal como em qualquer exercício de alta intensidade, importa saber alguns detalhes para evitar lesões, principalmente se é principiante.

Aulas de spinning podem gerar lesões como as de acidentes de carro
Notícias ao Minuto

07:15 - 15/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Lesados

Para quem não gosta de corrida, muitas são as alternativas entre as quais o spinning é sempre referido como opção pelo elevado esforço (e número de calorias perdidas) numa só aula.

Pedalar rápido, abrandar, colocar a bicicleta mais pesada, levantar e voltar a sentar no selim. Os exercícios podem parecer demasiado simples para quem procura algo desafiante, e basta uma só aula para perceber que uma aula de spinning é realmente um desafio – pelo menos é garantido que vai sair de lá cansado e transpirado.

O The Independent alerta contudo para a atenção que deve ser dada por parte de cada participante, principalmente no caso dos que se estreiam na modalidade, já que a alta intensidade que ali se sente pode ser perigosa, no sentido em que as possíveis lesões são de alta gravidade, à semelhança das resultantes de um acidente de carro.

A comparação foi feita por um grupo de investigadores que aponta ao spinning o risco de lesões musculares, em específico a rabdomiólise, quebra de músculo devido ao esforço extremo e falta de oxigénio nos mesmos.

Muitas vezes, o problema acontece e o próprio organismo garante a recuperação muscular, mas em casos em que se gera complicações maiores, a lesão desenvolve-se e leva a outros problemas como complicações renais.

Para evitar tais problemas, começar ‘com calma’ deverá ser suficiente, garantem os autores do estudo, passar da vida sedentária para uma aula de spinning não é, de todo, uma prática aconselhada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório