Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Sabe o mal que a pastilha elástica está a fazer ao planeta?

É composta por vários ingredientes de degradação lenta, incluindo borracha.

Sabe o mal que a pastilha elástica está a fazer ao planeta?
Notícias ao Minuto

16:00 - 14/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Poluição

Por hábito ou para garantir um hálito fresco depois de almoçar, o mascar pastilha elástica é prática frequente entre muitos. Só nos Estados Unidos, estima-se que 95% das ruas estejam degradadas com pastilha elástica presa ao chão, um problema que se faz por resolver com um apoio monetário extra para a limpeza de rua, fornecido pelo governo local.

O impacto do consumo de pastilhas elásticas é semelhante noutras partes do mundo, e por isso a adoção do hábito de redução (ou mesmo corte total) de pastilhas é o ideal. Veja-o como ponto estratégico na missão ‘Redução de Plástico’, já que entre os componentes está a borracha sintética.

É o fato de a pastilha ser pegajosa, à semelhança de uma cola, que a torna de tão difícil degradação. Diz o Huffington Post que, ao deitar uma pastilha elástica ao lixo, ela ficará no planeta Terra mais tempo do que aquele que a deitou fora.

Como forma de ajudar a reduzir este impacto, algumas empresas têm feito por reciclar este material como é o caso da Gum Drop, de que falamos aqui, que usa esta borracha para criar sapatilhas além de outros objetos como lápis ou chávenas de café.

Menos comum mas já disponível em alguns países são as pastilhas biodegradáveis que utilizam uma borracha orgânica que é retirada de uma árvore específica.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório