Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 15º

Edição

Problemas de sono? A solução mais em conta pode estar na própria natureza

Há plantas que tornam o ambiente muito mais propício a uma boa noite de sono.

Problemas de sono? A solução mais em conta pode estar na própria natureza
Notícias ao Minuto

13:00 - 11/06/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Plantas de interior

Não é errada a ideia de que certas plantas no quarto de cama são desaconselhadas pelo seu elevado consumo de oxigénio, que não é benéfico à saúde de quem la dorme. Contudo, o argumento não se estende a todas as espécies de plantas, havendo algumas que, pelo contrário, são bastante indicadas a este ambiente.

Tal ideia é sustentada por um estudo feito pela Nasa Techdocs, que contou com a contribuição da própria NASA, acerca da capacidade de remoção de poluição por plantas de interior. Os químicos poluentes analisados foram benzeno, tricloroetileno e formaldeído e, segundo o estudo americano, são de facto variadas as plantas que removem tais químicos orgânicos do ar.

Ao melhorar a qualidade do ar, o oxigénio torna-se mais propício ao descanso e a própria humidade do ar é equilibrada de maneira a combater eventuais problemas de sinusite e de respiração.

O filodendro, por exemplo, espécie de nome científico philodendron, que além de absorver os químicos do ar não cresce mais do que cerca de 20 centímetros, o que faz desta uma boa opção para pequenos apartamentos.

Já a espada-de-são-jorge transforma o dióxido de carbono em oxigénio durante a noite, ao contrário da maioria das plantas que o fazem durante o dia. Além disso, os mais supersticiosos acreditam no ‘poder’ protetor desta planta contra quem fala mal de si.

Para quem verde não é o tom favorito, também a lavanda é indicada para se ter no quarto, graças ao seu aroma que relaxa. Para quem a planta cresça saudável e produza o seu efeito, garanta que recebe bastante luz solar durante o dia.

Este é um dos cuidados básicos, mas há que ter em conta que cada planta tem necessidades diferentes, desde o local onde é colocada à quantidade de água que recebe. Mas se preferir, as suculentas obrigam a menos cuidados e a Aloe Vera entra na lista de plantas de interior aconselhadas a um bom ambiente de sono.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório