Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Os portugueses têm dificuldade em perder peso (e lamentam-no)

O estudo foi feito pelo site de reserva de viagens e hotéis Jetcost e foca-se no período pré verão.

Os portugueses têm dificuldade em perder peso (e lamentam-no)
Notícias ao Minuto

11:30 - 11/06/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

Aproxima-se o verão e aumentam as inscrições em ginásio, veem-se mais pessoas a correr na rua e aumentam-se os cuidados com a alimentação. O objetivo é unânime: ganhar um ‘biquini body’, um corpo com que cada um se sinta melhor aquando da inevitável exposição a que os dias de praia obrigam.

Excluindo aqueles que todo o ano seguem uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico, por parte dos que não têm a mesma atenção e para quem a missão dura apenas o período pré verão, os resultados nem sempre são os queridos – como diz qualquer profissional de saúde, seja de nutrição ou de treino, cuidar do corpo é uma tarefa do ano inteiro, pois só com uma prática regular se consegue um corpo saudável que vá ao encontro do desejado.

Um recente inquérito feito pela Jetcost a uma amostra portuguesa comprova que não são poucos os caos que se reveem nesta última situação. Sendo que 88% dos inquiridos admite que faz dieta antes do verão – cerca de cinco meses antes da altura das suas férias – e que perde apenas, em média, quatro quilos.

O valor não seria propriamente negativo, caso os portugueses em questão não contassem com excesso de peso (dado não avançado pela Jetcost), contudo, para mais de metade dos que admitem submeterem-se a alguma dieta, o peso é recuperado e até ultrapassado, numa média de seis quilos a mais.

Este é o segundo motivo acerca do qual os portugueses mais se arrependem durante as férias, que se segue à dificuldade em conhecer um possível companheiro. O gasto de dinheiro em excesso, discussão com amigos ou familiares com quem passaram as férias e ter sofrido alguma lesão ou doença são os outros fatores por que os portugueses mais se arrependem nas férias.

Quanto às dietas – ou tentativas de – mais praticadas, 53% dos inquiridos apontam as dietas baixas em hidratos de carbono, a que se seguem as dietas baixas em gordura. A dieta menos seguida foi a vegan, apenas praticada por 9% da amostra.

Comum a todos os nutricionistas é a ideia de que uma alimentação equilibrada e variada, mesmo que com algumas exceções é a opção mais saudável e bastante mais indicada em alternativa a uma dieta momentânea que, por vezes, transmite a ideia de ser milagrosa por garantir uma perda de peso rápida e sem dificuldades. Além de tal não ser uma prática saudável, o ganho de peso após a dieta é comum, como se verifica pelos resultados do estudo agora apresentado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório