Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

O nosso ouvido funciona como um piano. “É mais arte do que ciência"

Por 50 anos, o neurocientista James Hudspeth estudou o ouvido humano. O resultado está no trabalho agora publicado e vencedor do prémio Kavli, que reconhece trabalhos de cientistas em diversas áreas.

O nosso ouvido funciona como um piano. “É mais arte do que ciência"
Notícias ao Minuto

10:00 - 11/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Corpo humano

O corpo humano é um complexo organismo ainda em descobrimento. Embora se saiba há largos anos que o som é captado pelo ouvido e transmitido ao cérebro, a forma como tal se processa ainda não é bem explicada pela ciência. Foi a este tema que James Hudspeth se dedicou por várias décadas, numa investigação conjunta com outros dois cientistas com quem trabalhou no laboratório de neurociência sensorial da Universidade de Rockefeller.

O resultado de tal investigação faz por explicar então como funciona o ouvido humano, em específico a sua anatomia, cuja explicação ultrapassa a investigação laboratorial. “Nós, cientistas tendemos a subestimar o sentido estético da ciência. Sim, a ciência é a investigação desinteressante na natureza das coisas, mas acaba por mais mais arte do que outra coisa” aponta Hudspeth, que desconstrói a sua própria teoria.

Para ele, o ouvido humano é como um piano, mas ao contrário. Enquanto num piano cada tecla representa um tom e a junção deles mistura os vários sons e cria a melodia, no ouvido humano o som como um todo é recolhido, do qual se separa cada tom que será assimilado por uma diferente parte da cóclea espiral - parte auditiva do ouvido interno. Esta espiral é composta por cerca de 16.000 células cada qual responsável por uma frequência específica.

Explica o neurocientista que, tal como acontece com qualquer outra sensação, o estimulo auditivo é convertido numa resposta elétrica apreendida pelo cérebro.

A descoberta valei a James Hudspethe aos seus dois co-autores o prémio Kavli, no valor de um milhão de dólares

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório