Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Barra de peso vs kettlebell. Especialistas apontam o mais indicado

Há exercícios que pedem especificamente o uso de um ou outro equipamento. Mas para construir músculo, haverá um mais indicado do que o outro, ou é apenas uma questão de gosto?

Barra de peso vs kettlebell. Especialistas apontam o mais indicado
Notícias ao Minuto

10:00 - 08/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

Além de estilos, gostos e formas de treino, todos os corpos são diferentes, e por isso ainda bem que há alternativas por que optar.

Ainda assim, um grupo de especialistas da área do desporto tentaram perceber se, na hora de treinar a força, a preferência recai sobre o peso em barra ou sobre o kettlebell. Foi através de dados estatísticos sobre cada um destes equipamentos que basearam a análise, publicada na Women’s Health UK.

Feita a análise em diversas vertentes, a barra de peso venceu aos olhos dos especialistas, que apontam como principais vantagens o fato de não ter limite de peso numa barra (é só acrescentar mais ou menos discos de peso, conforme o pretendido) e obrigar a uma postura mais correta (tanto que não é algo indicado aos novatos no ginásio, que devem garantir que conhecem as técnicas e postura corretas para evitar lesões). Assim, é com barra de peso que se garante um crescimento progressivo e controlado.

Embora a barra não permita a grande variedade de movimentos como o kettlebell, é com a postura controlada do deatlift e outros exercícios com barra que se consegue uma maior garantia de esforço por vários grupos musculares, incluindo os glúteos, que são bastante trabalhados com os agachamentos feitos com barra.

Mesmo assim, a preferência é sempre relativa, como provam as próprias estatísticas. “Treine circuitos com kettlebell três vezes por semana e aumente o seu VO2 máximo em 6% em apenas um mês, por outro lado, se optar por squats com peso em barra duas vezes por semana, verá a sua força nos membros inferiores aumentar 14% em seis semanas”, lê-se na publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório