Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Se não se pode afastar do ecrã, é assim que vai proteger os seus olhos

Na era do digital, há que fazer de tudo para proteger este órgão mais que essencial.

Se não se pode afastar do ecrã, é assim que vai proteger os seus olhos
Notícias ao Minuto

15:00 - 06/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Visão

Não é a primeira vez que falamos sobre os cuidados a ter com a visão. Já falamos sobre a necessidade de desmaquilhar diariamente antes de ir dormir, dos motivos e soluções por que ficamos com os olhos inchados, ou dos cuidados essenciais a ter por quem usa lentes de contato.

Mas numa era em que o uso do ecrã parece ocupar-nos a visão em grande parte do dia, desde o horário de trabalho à hora de deitar em que o scroll no feed de redes sociais parece obrigatório, há cuidados a ter para evitar que o constante esforço ocular sofra grandes agressões.

A ‘Food Matters’ aponta três dicas que podem ajudar a garantir a saúde dos seus olhos, mas antes de as apresentar, explica que o problema está nas diferentes estimulações a que temos vindo a expor os nossos olhos. Divida-se o tipo de luz em vermelha e azul: no primeiro caso, de luz natural ou a artificial de um candeeiro, por exemplo, o olho carece de pouca energia para ver, já no caso da luz azul, a que advêm de aparelhos eletrónicos, os olhos são obrigados a um esforço muito maior. Da excessiva exposição a esta luz surgem os problemas oculares que danificam a retina.

Assim, umas das medidas a adotar deverá ser tomar uma atitude mais consciente quanto ao uso dos aparelhos eletrónicos. Estima-se que, hoje em dia, um adulto passe em média cinco horas diárias a olhar para o ecrã do telemóvel – ou seja, deste tempo exclui-se todas as horas que passa no trabalho em frente ao computador.

Faça por reduzir este tempo. Leia um jornal de manhã em vez de começar o dia com café acompanhado por scroll nas redes sociais. Evite as horas de Netflix todas as noites antes de dormir e obrigue-se a pausas de dois minutos a cada 20 minutos em frente a um ecrã.

A par disso, certos cuidados a incluir na sua rotina diária farão toda a diferença como o uso de óculos de sol sempre que passar um longo período no exterior, evite os fumos e mantenha os olhos hidratados, se necessário, com soro fisiológico ou gotas oftálmicas.

Quanto à alimentação, há alimentos a recorrer para uma visão mais saudável e protegida. Frutas e vegetais são essenciais pela quantidade de vitaminas A e C, fitonutrientes, luteína e zeaxantina. Também as verduras como espinafres, bróculos ou couves de bruxelas são benéficos, assim como o são as gorduras boas, que encontra no azeite, óleo de coco, abacate e nozes, por exemplo.

Por fim, mexa-se: além de o obrigar a afastar-se dos ecrãs, tem benefícios para todo o corpo – e isso inclui a própria visão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório