Parurese ou, originalmente, paruresis, é uma palavra que deriva do latim de urinação anormal. É mais conhecido como ‘bexiga tímida e descreve o problema de todos aqueles que, por mais aflitos que estejam para urinar, não o conseguem fazer em casas de banho públicas ou quando sabem que alguém está a ouvir.
Embora seja pouco falado, este é um problema que afeta milhões em todo o mundo que já foi oficialmente reconhecido como um problema de ansiedade social.
Naturalmente, o ser humano contrai a esfíncter uretral (responsável pela libertação de urina) até que se encontre numa casa de banho. Nesta altura, é enviado ao cérebro a informação de que a bexiga pode relaxar tal músculo e, consequentemente, urinar. Em alguns caso, este processo pode ser mais demorado, mas acontece, assim que o individuo relaxa ou se concentra por alguns momentos. Mas noutros caso, devido à irracional ansiedade, o processo não é concluído, mesmo que haja a necessidade de se urinar – são estas as situações de bexiga tímida.
Para que o problema não seja confundido com outras situações, por exemplo, complicações na próstata, a parurese é normalmente diagnosticada quando um indivíduo não tem dificuldades em urinar em casa, mas não o consegue fazer em casas de banho públicas, o que pode acontecer apenas em algumas fases da vida, de maior ansiedade.
Embora o problema surja em diferentes níveis (desde não conseguir urinar em casas de banho públicas muito frequentadas a não ser capaz de o fazer em casa por a parede que divide a sua casa de banho com a do vizinho ser fina), a tomada de consciência desta condição pode resolver o problema em grande parte já que, ao obrigar-se a relaxar o indivíduo poderá conseguir contornar o problema de bexiga.