Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Macarena pode ajudar a salvar vidas, palavra da ciência

Um estudo comprovou que a música tem o beat ideal para uma boa performance de ressuscitação cardiopulmonar.

Macarena pode ajudar a salvar vidas, palavra da ciência
Notícias ao Minuto

15:00 - 05/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Anos 90

Seja num dos muitos arraiais por onde vai passar este mês, numa festa dos anos 90 ou em qualquer outra ocasião em que ouça a famosa música da década de 90, a missão parece ser só uma: acompanhar a coreografia que qualquer millenial conhece na perfeição.

Mas o hit da dupla espanhola ‘Los Del Rio’ ganha um novo propósito bem mais útil: o de facilitar a execução de um CPR, ou ressuscitação cardiopulmonar, já que os 103 beats por minuto desta música pop têm a velocidade ideal para a frequência de compressões pretendidas para reativar o coração.

A conclusão foi comprovada por um grupo de cardiologistas que, durante um evento escolar, aconselharam os 164 estudantes que experienciavam a referida técnica de salvamento a pensar na Macarena e agir ao som da mesma. Nestes casos, o sucesso foi muito maior do que aqueles a quem eram dadas apenas as indicações técnicas.

Em suma, os estudantes que procederam ao ‘salvamento’ ao som de Macarena tiveram sucesso em 74% dos casos, e os que usaram um cronómetro do smartphone, 94% de casos de sucesso. Já os que não contavam com qualquer apoio, tiveram sucesso em apenas 24% dos casos. Sendo certo que uma ferramenta de medicação mais precisa, como um cronómetro, será mais eficaz, a Macarena é vista como apoio a eventuais casos em que a necessidade de salvamento ocorra num local com poucos recursos.

Aproveite a 'desculpa' para recordar os velhos tempos:

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório