Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Cancro de pele também se desenvolve em zonas do corpo não expostas ao sol

É importante desmistificar-se a ideia de que os raios UV são os únicos responsáveis pelo cancro da pele.

Cancro de pele também se desenvolve em zonas do corpo não expostas ao sol
Notícias ao Minuto

12:00 - 05/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Melanoma

Aproxima-se o verão e aumentam os alertas e cuidados com o sol, que pode potenciar o desenvolvimento de melanomas, ou cancro de pele. Mas e quando o problema se desenvolve em zonas que não são atingidas pelos raios UV, como na zona genital?

Médicos especializados em oncologia alertam para a questão que é por vezes levada de ânimo leve, mesmo que se saiba a importância de se ter em atenção os sinais que aparecem, crescem ou tornam-se mais escuros, pelo mito de que os melanomas são resultado, apenas, dos raios UV.

“Embora o sol tenha um papel fundamental em inúmeros casos, algumas pessoas herdam genes que os tornem propícios a desenvolver cancro da pele sem exposição aos raios ultra violetas” lê-se no Today, que cita a oncologista Laura Ferris.

Mais comum, são os casos em que indivíduos herdam a suscetibilidade de, aquando a exposição solar, desenvolver melanonas em variadas partes do corpo – algo que os especialistas comprovam pela ‘assinatura’ que os raios UV deixam na pele. Outra causa, possivelmente mais conhecida mas nem por isso menos ignorada é o risco de melanoma que vem da utilização de solários que deixam também a pele mais propícia ao risco.

Quando detetado a tempo, em muitos casos os melanomas podem ser eliminados, sem deixar rasto no corpo humano, por isso, com ou sem sol, torna-se urgente manter um check up constante com consultas dermatológicas com periodicidade de seis meses, sensivelmente, bem como a atenção a novos (ou diferentes) sinais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório