Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Fumadores estão mais propícios a desenvolver obesidade, aponta estudo

O caso é mais frequente em adolescentes, que contam também com risco de contrair doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.

Fumadores estão mais propícios a desenvolver obesidade, aponta estudo
Notícias ao Minuto

11:30 - 04/06/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Tabaco

O estudo foi feito no Brasil, pelo Instituto Nacional do Cancro, mas os resultados estendem-se à realidade a nível mundial. Diz o trabalho publicado no âmbito do Dia Mundial sem Tabaco, que marcou o passado dia 31 de maio, que jovens fumadores do sexo masculino, entre os 15 e ao 17 anos, têm em media uma circunferência abdominal 130% maior que os jovens das mesmas idades que não fumem. No sexo feminino, o percentual de aumento é de 60% quando comparado com as não fumadoras.

Porque a evolução da amostra participante não foi acompanhada pelos investigadores, não foi possível concluir o motivo por que tal acontece, apenas comprovar que a relação entre ambas as realidades existe.

Ainda assim, os cientistas lembram à Globo estudos anteriores que associaram o aumento da gordura abdominal à nicotina que além de responsável pela dependência foi também apontada como responsável pela resistência à insulina que “faz crescer as áreas de depósito de gordura na região abdominal.

Outra possível relação apontada advém do ‘efeito acumulativo’ já que é comum do consumo de tabaco advir outros maus hábitos como aumento do consumo de álcool e/ou de comida pouco saudável e equilibrada.

Do recente estudo, o que se pode especificamente retirar é a necessidade de um ainda maior alerta para o problema, já que é na fase da adolescência que é mais fácil reverter os problemas que advêm da prática do consumo de tabaco.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório