Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Mastigar este doce enquanto caminha fará com que perca peso, diz estudo

De acordo com um nova pesquisa, realizada por uma equipa de investigadores da Universidade de Waseda, em Tóquio, nem sempre é necessário seguir uma dieta rigorosa e praticar exercício físico para perder aqueles quilos a mais.

Mastigar este doce enquanto caminha fará com que perca peso, diz estudo
Notícias ao Minuto

08:00 - 30/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Verão

Aliás, os académicos sugerem que mastigar uma embalagem de pastilhas elásticas enquanto se faz uma caminhada pode acelerar a queima de mais calorias.

A pesquisa inédita foi publicada no periódico Physical Therapy Science, e descreve como mastigar aquela guloseima e andar ao mesmo tempo aumenta a frequência cardíaca tanto dos homens como das mulheres.

Para efeitos da investigação científica, os 46 voluntários que decidiram participar, de idades compreendidas entre os 21 e os 69 anos, foram divididos em dois grupos.

Um grupo mastigou dois tipos e tamanhos diferentes de pastilha enquanto caminhava, por um período de 15 minutos, a um ritmo normal. Já o segundo grupo também andou durante 15 minutos, mas engoliu um pó que continha os mesmos ingredientes da pastilha.

Os investigadores monitorizaram a frequência cardíaca de ambos os grupos, assim como a distância coberta pelos indivíduos e a cadência da caminhada.

Os cientistas calcularam ainda a quantidade de energia gasta, tendo em conta a velocidade média do andar e a massa corporal dos voluntários.

Após analisarem todos os dados, apuraram que a frequência cardíaca média de ambos os sexos aumentou significativamente enquanto caminhavam e mastigavam pastilha elástica.

O motivo para tal acontecer deve-se ao facto que o aumento do ritmo cardiovascular estar diretamente relacionado com o processo de sincronização cardíaca-locomotora (SCL) – um mecanismo que sincroniza o ritmo cardíaco e o movimento natural dos indivíduos.

O professor Miyashita explicou: “Pensa-se que a importância fisiológica do SCL surja devido a um aumento da circulação sanguínea máxima dos músculos ativos, a uma redução da pós-carga cardíaca, e ao aumento do volume sistólico acompanhando ainda por um acrescento do retorno venoso”.

Acrescentando: “Adicionalmente, o SCL dá-se sobretudo na população idosa. De forma que se pode concluir que mastigar pastilha elástica aumenta deveras o ritmo cardíaco, e que o SCL levou possivelmente ao aumento das funções físicas associadas a caminhar”.

Todavia, o estudo apurou que apenas os homens com 40 anos ou mais queimaram calorias adicionais.

A pesquisa conclui afirmando que mastigar pastilha pode contribuir para manter a população mais envelhecida saudável.

Dizendo: “Essa atividade poderá ser efetiva na prevenção e no tratamento da obesidade, uma pandemia global que está na base de outras doenças potencialmente fatais, sobretudo de natureza cardiovascular e metabólicas”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório