Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Treino de pernas: O que é preciso até começar a ver resultados?

Só com a corrida não vai lá. Para criar músculo, o corpo precisa de treino de força.

Treino de pernas: O que é preciso até começar a ver resultados?
Notícias ao Minuto

17:30 - 29/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Treinos

A corrida é uma modalidade bastante completa, que fortalece os músculos e trabalha as fibras musculares, sendo por isso uma boa base para outros treinos. Contudo, se o objetivo é criar músculo, esta não será a prática mais aconselhada, pelo menos não de forma isolada como refere a treinadora Kristy Zrumuhlen à Women’s Health UK.

“Para ganhar força e músculo, precisa de se focar no mecanismo central de hipertrofia muscular, que é o mecanismo de tensão e stress que usamos para levantar pesos” explica a especialista.

A ideia de que treino de força e levantamento de pesos há muito que foi desmistificada. Sabe-se hoje que qualquer treino pode ser praticado por ‘qualquer um’, que irá adaptar os exercícios ao seu estado físico e objetivos. Veja-se por exemplo o caso do Crossfit.

Mas nos treinos de Zrumuhlen, feitos em ginásio, os exercícios são normalmente isolados: glúteos, coxas e quadris, que se dividem entre dois a três treinos, que integram planos de treinos que trabalham várias partes do corpo, mas sempre de forma isolada.

Entre cada treino com enfoque nas pernas, a personal trainer faz por dar dois dias de recuperação, para perceber como o corpo de cada cliente reage ao esforço. Tão importante quanto a recuperação, é a postura correta, essencial para garantir a ativação dos mesmos e evitar lesões, por exemplo em agachamentos ou deadlifts.

Assim, para garantir as pernas tonificadas que pretende, treino com força e feito em exercícios que trabalhem os músculos de forma isolada e com frequência, será o mais eficaz. A quem é novo nestas práticas, garantir um acompanhamento de um especialista numa primeira fase de treinos será essencial – o exercício mais indicado e a postura certa farão toda a diferença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório