Meteorologia

  • 24 JUNHO 2019
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Deixar de fumar pode reduzir em 50% as hipóteses de contrair cancro oral

Tabagismo continua a ser um dos principais fatores de risco para a saúde oral. No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala hoje, a 31 de maio, o Instituto de Implantologia® lembra que morrem mais de 7 milhões de pessoas por ano devido ao consumo de tabaco. Deixar de fumar reduz, ao fim de 5 anos, em 50% as hipóteses de desenvolver cancro oral.

Deixar de fumar pode reduzir em 50% as hipóteses de contrair cancro oral

O tabaco é constituído por mais de 4000 substâncias e componentes químicos que representam das maiores ameaças à saúde geral. Patologias como a halitose (mau hálito), o escurecimento e pigmentação dos dentes e a periodontite são algumas das consequências orais do seu consumo. Além disso, os fumadores têm entre 5 a 20 vezes mais probabilidade de vir a desenvolver cancro oral do que um não-fumador

“O médico dentista pode ter um papel fundamental nos doentes que querem deixar de fumar. O tabaco é o principal fator de risco para o cancro oral e a cessação tabágica é a forma mais eficaz para diminuir a morbilidade e a mortalidade associada a esta doença” refere João Caramês, Diretor Clínico do Instituto de Implantologia®.

Homens fumadores, com idade igual ou superior a 40 anos são o principal grupo de risco, mas qualquer lesão na boca que persista durante algum tempo deverá ser avaliada pelo médico dentista.

“O médico dentista, pelo contacto regular com os seus pacientes, encontra-se numa posição privilegiada para contribuir para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro oral”, lembra ainda o também Professor Catedrático da Universidade de Lisboa.

É de salientar que, quando diagnosticado precocemente, a percentagem de sobrevivência ao fim de 5 anos pode atingir os 90%. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório