Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

É Dia da Higiene Menstrual. Relembre os cuidados (extra) antes do verão

A 28 de maio celebra-se o Dia Internacional da Saúde Feminina. É também o dia que marca a necessidade de se alertar para uma correta higiene íntima durante a fase de menstruação.

É Dia da Higiene Menstrual. Relembre os cuidados (extra) antes do verão
Notícias ao Minuto

20:00 - 28/05/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Menstruação

A falta de higiene pode resultar em alergias, infeções e doenças. Falando no caso da higiene íntima, os cuidados não podem ser ‘esquecidos’ pela própria saúde, contudo, este tópico é visto por muitos como tabu, não sendo discutido nem as dúvidas esclarecidas junto de especialistas ou outras mulheres.

Foi por isso que se criou o Dia Internacional da Higiene Menstrual, data marcada por algumas campanhas de sensibilização, que servem como gancho para se desmistificar o problema.

No verão, a constante transpiração na zona genital, mau cheiro que daí pode surgir ou erupções cutâneas que se podem desenvolver tornam-se ainda mais frequentes, assim como o desconforto de que muitas mulheres não se livram mensalmente. Ao The Health Site, o ginecologista Atul Ganatra aponta algumas dicas para que não se descure o imprescindível cuidado durante a menstruação, que não se cingem diretamente à higiene íntima.

Além de manter uma limpeza constante, com água abundante, para evitar a produção de infeções, a mulher deve perceber o seu ciclo menstrual. Entre os cerca de quatro dias de menstruação, há todo um complexo processo que conta também com a fase folicular, ovulação e fase secretora.

É certo que é durante a menstruação que a necessidade de higiene aumenta ainda mais, por isso garanta que tem toalhitas húmidas a utilizar após urinar ou na mudança de penso, quando estiver fora de casa. Nesta fase, opte por roupa interior de algodão, já que é a mais suave para a pele sensível, ao contrário da fibra sintética.

Por fim, mantenha uma alimentação variada e equilibrada e beba – ainda mais – água durante o dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório